O concurso “Escola em Quadrinhos” continua com inscrições abertas para alunos de toda a rede estadual. Confira aqui o regulamento.
Promovido em parceria pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, o Instituto Maurício de Sousa e o Parque da Mônica, o concurso tem como intuito promover a conscientização sobre a alimentação saudável com a confecção de histórias em quadrinhos. Os estudantes podem se basear no guia alimentar para a população brasileira elaborado pelo Ministério da Saúde.
“Os alunos descobrem através do teatro e da Turma da Mônica o que é uma história bonita sobre alimentação saudável e bons hábitos”, explica Rosana Guerreiro Andrade, dirigente de ensino da região Norte 2. O concurso é direcionado a três categorias anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Serão premiadas as melhores histórias com os personagens já conhecidos da Turma da Mônica ou com novas figuras. Para participar, os alunos precisam estar divididos em grupos de 3 a 5 alunos mais um professor orientador. Os trabalhos devem conter no máximo cinco folhas. “O concurso estimula o trabalho em grupo e o passo a passo de um quadrinho”, explicou Cristina Mabelini, coordenadora da EFAP.
Como funciona o processo de seleção
- A primeira seleção será feita pelos professores das escolas, e os melhores trabalhos de cada categoria devem ser encaminhados à Diretoria de Ensino responsável, até o dia 7 de junho.
- As diretorias de ensino farão uma nova seleção e enviam os escolhidos para a sede CRE Mário Covas até o dia 19 de junho.
- A etapa final ocorre entre os dias 20 de junho a 18 de julho, com uma comissão julgadora composta por profissionais da Secretaria da Educação e dos estúdios Mauricio de Sousa
- O resultado será divulgado no dia 19 de julho
Recepção positiva da rede
O concurso foi recebido com grande alegria pelos professores e alunos. “É impressionante como a Turma da Mônica sempre foi presente na vida das crianças”, explica a diretora Rosana. Para Mauricio de Sousa, que participou do lançamento do concurso, em escola na Zona Norte da Capital, a Mônica pode inspirar muito os alunos. “Já viram que a Mônica está sempre comendo? Aqui ela aprendeu que é preciso respeitar os horários da refeição e procurar alimentos saudáveis”, pontua.
O secretário da educação Rossieli Soares também comemora a parceria e relembra a importância da Turma da Mônica em sua formação. “Eu aprendi a ler muito jovem e em grande parte pelos gibis da Turma da Mônica, do Bidu e de outros personagens. Gostaria de agradecer ao Maurício de Sousa e ao instituto por estarem aqui conosco”, completa.