Em programação voltada para o Setembro Amarelo, o Núcleo de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza o I Simpósio de Garantia da Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, nos dias 28 e 29, de 8h às 17h, em formato online e presencial, na sede da Defensoria, localizada na Av. André Araújo, Aleixo.
“A ideia é fomentar a discussão, conhecer os trabalhos realizados em diferentes contextos que englobam o cuidado à saúde mental de crianças e adolescentes e também trazer à tona a importância do trabalho multidisciplinar na atenção integral a esse público”, destaca a psicóloga do Nudeca e uma das coordenadoras do evento, Mayara Feitoza.
No primeiro dia (28), o simpósio abordará as temáticas “Saúde Mental de crianças e adolescentes: garantir para proteger” e “Para além do ato infracional: intervenções e práticas emancipatórias”. As palestras serão conduzidas por professores das universidades federais do Amazonas (UFAM) e de Santa Catarina (UFSC) e da PUC-SP e outros profissionais da área.
Na sexta-feira (29), haverá o debate sobre “Crianças, adolescentes e suas famílias e Assistência Social: na busca do fortalecimento das estratégias de proteção” e “A complexidade dos efeitos da violência contra crianças e adolescentes: da análise às estratégias de cuidado” com palestrantes da PUC-MG, UFAM, Universidade Estadual de Paraíba (UEPB), Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Cáritas Arquidiocesana.
O evento também conta com apresentações musicais dos grupos Curumim na Lata e Os Sopraninos.
As inscrições para a participação presencial estão encerradas, mas os interessados poderão acompanhar a programação pela transmissão online na página do Youtube da Defensoria.