O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) cumpriu na última sexta-feira, 3, agendas para a busca de soluções das demandas de segurança, saúde e educação. Entre as reuniões realizadas, esteve as conversas com o vice-governador e chefe da Casa Civil, Carlos Almeida; com o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa; e com o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Bruno Azevedo.
Na primeira reunião com o vice-governador, Carlos Almeida, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo Sá, também esteve presente. As pautas tratadas foram a redistribuição dos cargos da Polícia Civil, cessão de servidores para outros órgãos, a possibilidade de recuperação de três salas de cirurgia que estão desativadas na Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e o caso de saúde do sargento da PM, Adeilton Guedes, baleado no rosto durante assalto no dia 22 de abril, e que passará por procedimento cirúrgico no Hospital Adriano Jorge. “O vice-governador, Carlos Almeida, foi sensível a todos os pleitos e soluções que apresentamos. São demandas que podem beneficiar e muito a população, e continuaremos na luta para que as problemáticas sejam solucionadas”.
Em seguida, o deputado Delegado Péricles participou de reunião na UEA com o reitor, Cleinaldo Costa; vice-reitor, Cleto Leal, além de pró-reitores de graduação, interior, pesquisa e pós-graduação, extensão, jurídico, administração e planejamento. A instituição estadual de ensino, que oferta mais de 50 cursos, possui mais de 23 mil alunos matriculados em todos os pólos, distribuídos na Capital e nos Municípios.
O parlamentar se colocou à disposição para ouvir as principais demandas, relacionadas à falta de investimento na unidade. Atualmente, a UEA recebe apenas 1% de investimento do Polo Industrial de Manaus (PIM). Outra demanda apresentada pelo reitor, foi a contratação de professores temporários para cursos no interior, que é impedida por Lei, após terem instituído que todos os educadores contratados devem ter sido aprovados por concurso público.
“Precisamos dar mais atenção para a UEA, que é uma das nossas riquezas na área de conhecimento, gestão e capacitação. Uma universidade com 18 anos que já formou diversos profissionais que hoje ocupam grandes cargos no nosso Estado. No interior, a universidade tem movimentado a economia e aumentado à qualidade de vida das pessoas. Nós nos comprometemos também em ir conhecer os projetos da Samsung Ocean e a UNA-SUS que foram implementados e estão gerando bons frutos”, declarou Delegado Péricles.
Policiamento especializado do Amazonas
Durante a tarde, o deputado estadual Delegado Péricles esteve em visita na sede do CPE, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. O comandante, coronel Bruno Azevedo, realizou uma apresentação do CPE e de suas sete unidades subordinadas e apresentou as principais demandas na área da Segurança Pública.
Entre as tratativas, o parlamentar concordou com as solicitações para o fortalecimento da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), carro-chefe e braço operacional do CPE. Um projeto para a nova sede da Rocam está em trâmite no Governo do Amazonas, e será reforçado pelo deputado para ser aprovado. “Hoje ouvi as principais reivindicações dos policiais especializados da nossa PM, e me surpreendi em saber que um comando tão importante opera com apenas 30% da capacidade prevista em Lei. Isso compromete a nossa segurança e desvaloriza nossos policiais. Mesmo com todas as dificuldades, a nossa Rocam figura como uma das que mais resulta em produtividade de prisões, apreensões de armas e drogas. A missão de fortalecer o grupamento e a PM é nossa agora, e vamos caminhar juntos para buscar avanços nessa área”, ressaltou Péricles.
Gabinete do Deputado Delegado Péricles (PSL)
Texto: Assessoria do Deputado
Kamilla Lira (92) 99131-8271
Lucas Prata (92) 99246-8916
Marília Pimenta (92) 98110-1244
Fotos: José Zamith