Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Comissão ouviu as demandas de entidades da sociedade civil
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para ouvir as demandas de entidades representativas da sociedade civil. O presidente da comissão, deputado Helder Salomão (PT-ES) destacou que a reunião vai pautar as ações da comissão durante todo o ano.
“Essa comissão continuará a ser um espaço de acolhimento para as demandas da sociedade, para a proteção dos direitos humanos sob a ótica da proteção da vida, o bem mais precioso de qualquer pessoa. Vamos juntos resistir e reagir a todos os ataques aos direitos humanos no nosso país”, disse.
A representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, afirmou que a comissão vai ter muito trabalho, “porque a pauta do governo é o desmonte dos mecanismos de defesa dos direitos humanos”.
A procuradora federal dos direitos do cidadão, Deborah Duprat, criticou a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), o que, segundo ela, deve recolocar o país no mapa do fome.
“A extinção do Consea não é só a extinção de um órgão, é a desorganização de um sistema de segurança alimentar e nutricional que permitiu que o Brasil saísse do mapa da fome em 2014, e que está voltando. O sistema está totalmente desorganizado, ele está desorganizado no plano federal, mas ele tem as suas implicações em estados e municípios”, afirmou.