Meio ambiente, infraestrutura e educação. Esses foram os temas abordados durante cessão de tempo concedido pela deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) ao vereador Lindomar Silva (MDB), do município de Envira (a 1.216 km de Manaus). Também estiveram na Assembleia Legislativa (Aleam) nesta quinta-feira (30), os vereadores Cerlândio Torquato (PSD) e Ezequiel Maia (PSC).
Segundo o vereador, na área do meio ambiente a principal preocupação dos moradores de Envira é o lixão a céu aberto que toma conta da Rua Chagas Matos e seu entorno. Lindomar disse que, há dois meses, encaminhou requerimento à prefeitura de Envira solicitando uma solução para o despejo de lixo de forma inadequada. “Não houve providência alguma até agora. E pior, até o lixo hospitalar está sendo jogado nesse local. É preocupante, por isso estamos aqui pedindo ajuda dos deputados”, disse Lindomar.
Lindomar também relatou, em seu pronunciamento, o abandono do sistema viário da cidade. O vereador apresentou relatório no qual mostrou que, entre 2013 e 2014, o Estado repassou à prefeitura, via convênio, um total de R$ 6,9 milhões para a recuperação de 95 ruas na sede de Envira. “Sabe em quantas ruas foi jogado asfalto? Porque eu não chamo aquilo de asfalto e sim de borra, pois não é um asfalto de qualidade. Simplesmente foram quatro ruas”, denunciou o vereador, que apresentou fotos comprovando o descaso.
Na educação, Lindomar criticou a prefeitura pelo atraso do início das aulas da zona rural. Enquanto na sede de Envira o ano letivo começou no dia 13 de março, nas comunidades mais distantes as aulas só iniciaram em maio. “Isso causa prejuízos às famílias e alunos da zona rural, como evasão escolar e perda dos benefícios dos programas federais, como o Bolsa Família”, comentou o vereador.
Na avaliação de Lindomar, com esse atraso o município está descumprindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, que diz que o ano letivo corresponde ao mínimo de 200 dias letivos e 800 horas de efetivo trabalho escolar.
Palavra da deputada
Alessandra disse que cedeu tempo ao vereador porque ele é o interlocutor do mandato em Envira. Para ela, a vinda de Lindomar e dos demais vereadores mostra a importância e a independência da Assembleia Legislativa no processo democrático e na defesa do povo amazonense, principalmente do interior do Estado.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Fotos: Jimmy Christian