As escolas da rede pública do Amazonas poderão, em breve, ter detectores de metal para evitar a entrada de armas nas unidades de ensino. O objetivo é garantir a segurança de professores e alunos, evitando que uma tragédia, como aconteceu na cidade de Suzano (SP), aconteça no Estado. A proposta é do deputado estadual Fausto Jr, que nesta quarta-feira (20) apresentou indicação ao Governo do Estado para instalação dos equipamentos.
De acordo com o deputado, cada escola pública no Amazonas receberá um detector de metal, que será instalado no portão de acesso à escola. “Queremos inibir a entrada de qualquer tipo de arma”, explicou o deputado. “Infelizmente é uma medida necessária para garantir a segurança dos alunos e funcionários das escolas”, acrescentou o deputado.
Na indicação feita ao governo, Fausto Jr. destaca que qualquer pessoa, sem exceção, será obrigada a passar pelo detector de metal. Aos funcionários (professores, diretores, cozinheiras e serventes, entre outros) será exigida também a identificação por meio de um crachá emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“Os estudantes devem ir para escolas com livros, e não com armas”, afirmou Fausto. “Infelizmente, com o crescimento da violência, somos obrigados a adotar medidas drásticas, como a inspeção de alunos e servidores”, lamentou o deputado.
Segundo o parlamentar, a intenção é que os detectores de metal sejam instalados no início do ano letivo de 2020, cobrindo as escolas públicas da capital e interior.
Texto e Foto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PV)
Hugo Bonzere (92) 99239-6271