O Governador João Doria e o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, apresentaram nesta terça-feira (18) as ações do programa Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade. O programa envolve atividades focadas em educação no trânsito, obras em rodovias e convênios para melhorias em vias municipais, além de nova campanha de mídia voltada para motociclistas, grupo que lidera as estatísticas de acidentes de trânsito no Estado.
“O programa Respeito à Vida vai garantir à população, por meio de medidas preventivas e educativas, o direito de transitar por vias e rodovias paulistas com segurança. Com foco em educação e comunicação, o programa Via Escola, que será desenvolvido pela Secretaria de Educação e o Detran, vai levar para as escolas da nossa rede os conceitos de paz, tolerância, responsabilidade e orientação no trânsito, para que as crianças levem aos seus pais esses conhecimentos e multipliquem essas ações”, afirmou o Governador.
João Doria destacou que a gestão também vai incentivar a realização de obras e pequenos ajustes em 100 pontos críticos de estradas administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Os pontos são mapeados pelo Infosiga SP, sistema de dados que traz informações mensais sobre ocorrências fatais de trânsito. Esse trabalho de identificação promove intervenções por meio de obras de modernização, placas, pintura de faixas, colocação de defensas metálicas ou barreiras de concreto, e implantação de radares.
O Programa Respeito à Vida é responsável ainda pela gestão do Infosiga SP. Em 2019, de janeiro a abril, o Estado registrou 1.605 óbitos, redução de 4,6% na comparação com o mesmo período do ano passado (1.683 vítimas fatais).
O Respeito à Vida atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo, envolve também as secretarias de Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.
Educação
A promoção da cidadania no trânsito é uma das principais vertentes do programa, assim como a formação técnica para capacitar profissionais na gestão da mobilidade. A Secretaria da Educação, em parceria com o Detran.SP, vai levar o tema trânsito para as salas de aula de toda a rede estadual de ensino por meio do Via Escola.
“Esse trabalho se inicia com a valorização e capacitação dos educadores, que serão treinados para incluir a segurança viária de forma transversal na grade curricular, além de reforçar direitos e responsabilidade de todos os atores do trânsito. É focando na educação no trânsito que teremos condutores mais responsáveis no futuro”, destaca o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia.
Um novo curso de qualificação com foco na mobilidade urbana e a segurança no trânsito também será promovido. A iniciativa é do Centro Paula Souza e terá turmas com início em 2020, preparando profissionais para atuarem nas esferas municipal e estadual, assim como na iniciativa privada e terceiro setor.
Vias urbanas
O mapeamento do Infosiga SP mostrou que o maior número de fatalidades de trânsito ocorrem em vias municipais. Para reduzir esses índices, o programa Respeito à Vida, em parceria com o Detran.SP, celebra o convênio com 304 prefeituras e destina recursos de multas para intervenções de engenharia como a implantação de lombofaixas, faixas de pedestres e ciclovias, além de melhorias na sinalização.
“A parceria com os Prefeitos é uma estratégia para auxiliar não apenas financeiramente as cidades, mas também prestar suporte técnico para a geração de projetos eficientes e com base nos dados do Infosiga SP. E os recursos, cerca de R$ 200 milhões, vêm das multas do Detran.SP. Ou seja, o dinheiro do infrator é revertido em ações para um trânsito mais seguro, sem onerar o Estado”, explica Garcia.
Desta forma, o programa está presente em todos os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito e beneficia diretamente 96% da população do Estado.
Motociclistas
Nesta terça-feira (18), estreia também a nova campanha publicitária do Governo de São Paulo e Detran.SP com foco nos motociclistas, líderes nas estatísticas de acidentes de trânsito no Estado. Somente neste ano, ocorreram 566 fatalidades neste grupo. Os motociclistas representam 35% das vítimas de trânsito.
Os filmes da campanha serão veiculados na TV e rádio, mas também há um forte investimento em mídia online, incluindo ações com influenciadores digitais. Segundo o Infosiga, 42% das vítimas são jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os acidentes estão concentrados nos finais de semana (39%) e no período noturno (52%).