O Senado fará na segunda-feira (29) uma sessão especial para homenagear o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), que completou 20 anos no dia 23 de abril.
Fundado em 1999, o IDSM é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem como objetivo aplicar ciência, tecnologia e inovação em estratégias e políticas públicas para preservação da Amazônia.
O Instituto Mamirauá busca também promover a consolidação de modelos de desenvolvimento econômico e social para comunidades ribeirinhas, utilizando tecnologias adequadas, do ponto de vista social e ambiental.
Em sua justificativa, Eduardo Braga argumenta que a organização desenvolve “um dos mais primorosos trabalhos de pesquisa e conservação do bioma amazônico, sempre observando a melhoria da qualidade de vida das populações locais”.
O senador destaca ainda o manejo do pirarucu (maior peixe de água doce do mundo) como um dos trabalhos de maior visibilidade feitos pelo instituto, o que torna possível o controle da expansão desregulada da pesca da espécie.
A homenagem será às 11h no Plenário do Senado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)