sexta-feira, agosto 1, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Mais de 7 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus foram aplicadas na capital

por marceloleite
1 de julho de 2021
no Sem categoria
0
Mais de 7 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus foram aplicadas na capital
0
Compartilhamentos
6
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

Na última quarta-feira (30/6), a cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 7 milhões de doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 5,3 milhões foram vacinadas com a primeira dose e outros 1,7 milhão de pessoas receberam a segunda dose. Além disso, mais de 92 mil pessoas receberam o imunizante de dose única, totalizando, assim, cerca de 1,8 milhão de moradores da capital que já completaram o esquema vacinal.

Fora a marca atingida, a imunização escalonada por faixa etária e de grupos prioritários elegíveis continuou nesta quinta-feira (1/7), com toda a rede de vacinação da cidade funcionando para aplicação da primeira dose dos imunizantes disponíveis aos munícipes com 42 anos ou mais.

PUBLICIDADE

Importante destacar que o intervalo entre as doses D1 e D2 é de 12 semanas para a vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, também chamada AZD1222 ou Covishield, bem como para a vacina da Pfizer. 

A segunda dose da Coronavac, vacina do Instituto Butantan, tem intervalo de 28 dias ou quatro semanas após a primeira aplicação. Já o imunizante da Janssen, que começou a ser aplicado na última segunda-feira (28/6), é de dose única.

Outra informação importante: toda vacina contra a Covid-19 disponível no Brasil é segura e tem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Seguindo o cronograma vacinal do município, nesta sexta-feira (2/6) está programada a repescagem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMA/UBS integradas para as pessoas de 46 a 42 anos que, por alguma razão, ainda não realizaram a imunização. 

Já no próximo sábado (3/7), as AMAs/UBS Integradas vão aplicar exclusivamente a segunda dose aos grupos elegíveis, com objetivo de atender quem está com o esquema vacinal atrasado.

Mais sobre o novo coronavírus

Segundo dados mais recentes sobre a pandemia do novo coronavírus publicados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quinta-feira (1/7) a capital paulista contabilizava 33.519 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.280.621 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Em relação ao sistema público de saúde da região metropolitana de São Paulo, a atualização mais recente destaca que, nesta quinta (1/7), a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19 é de 68,2%. 

Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social na cidade de São Paulo, na última quarta-feira (30/6), foi de 38%.

Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

A Câmara durante a pandemia

Na manhã desta quinta-feira (1/7), a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude se reuniu para debater o tema: “Educação Inclusiva: Direitos Preservados Durante a Pandemia”. 

O objetivo foi discutir como as crianças, jovens e adolescentes com deficiência ou transtorno do espectro autista (TEA) estão sendo assistidas nas escolas e demais unidades de ensino no contexto da pandemia da Covid-19.

Além dos vereadores, participaram do debate de especialistas em educação inclusiva, representantes de entidades ligadas à área e ativistas da causa.

Já na tarde desta quinta-feira, o Comitê Emergencial de Crise da Educação de 2021, vinculado à Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, se reuniu para continuar a discussão sobre a situação do ensino na capital durante a pandemia e a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas do município.

Na reunião, os vereadores ouviram os pleitos e demandas de representantes sindicais e de entidades ligadas à educação, bem como discutiram as medidas adotadas pela Prefeitura para a retomada das atividades presenciais nas unidades escolares do município. 

Ações e Atitudes

Idealizado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o projeto #MemoriasCovid19 reúne experiências vivenciadas durante o isolamento social que podem ser expressadas em textos, fotos, vídeos, desenhos, poemas, canções e áudios – anonimamente ou não.

A iniciativa conta com a colaboração de uma equipe multidisciplinar de várias áreas do conhecimento, como artes, comunicação, história, tecnologia da informação e antropologia, dentre outras. A curadoria do projeto engloba pesquisadores de nove universidades brasileiras – representando Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país – e também da França e de Portugal.

Além dos relatos escritos e fotos, a plataforma #MemoriasCovid19 inclui um documentário do projeto, exibido no festival Ars Electronica, em Viena (Áustria), e um mapa interativo com as memórias divididas por região do país.

Os interessados podem compartilhar seu relato pessoal pelo site do projeto. O material coletado será submetido ao Comitê Curatorial. Os selecionados serão notificados e terão seus relatos divulgados na plataforma. O proponente pode escolher se autoriza ou não a divulgação de sua identidade.

Assuntos: Câmara Municipal de São PauloEstado de São Paulo
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Pacheco retira da pauta projeto sobre regularização tributária

Pacheco retira da pauta projeto sobre regularização tributária

Recommended

BOLO DE FESTA 15 ANOS | SABOR PRESTÍGIO | RECEITAS DA CRIS ( PARTE 2/2)

BOLO DE FESTA 15 ANOS | SABOR PRESTÍGIO | RECEITAS DA CRIS ( PARTE 2/2)

9 anos ago
Financiamentos de fundos constitucionais aumentam 15,9% até abril

Financiamentos de fundos constitucionais aumentam 15,9% até abril

6 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia