sexta-feira, junho 20, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Microfranquias são soluções seguras para empreender em cenário instável

por marceloleite
24 de junho de 2019
no Sem categoria
0
Microfranquias são soluções seguras para empreender em cenário instável
0
Compartilhamentos
8
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

24/06/19 14h01

Formatos mais enxutos têm atraído empresários receosos com os rumos da economia; cidades menores se transformam em regiões propícias para implantação do modelo menos custoso

DCI

Diante de um cenário macroeconômico ainda nebuloso, o segmento de microfranquias tem conquistado espaço entre os empreendedores que dispõem de pouco capital para investimento inicial e empresários em busca de versatilidade no modelo de negócio.

PUBLICIDADE

“O investimento em modelos de microfranquias torna-se uma boa saída para incluir pessoas ao mercado formal, uma vez que ainda estamos vivendo os efeitos da crise econômica. Tenho a percepção de que esse formato de negócio mais enxuto tem se encaixado bem em mercados como o de beleza e bem-estar, comunicação e informática, e educacional”, argumentou a diretora de microfranquias da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Adriana Auriemo.

Segundo o último balanço sobre desemprego no País realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação atingiu 12,5% em abril – o equivalente a 13,2 milhões de pessoas.

De acordo com Adriana, a popularização desse formato tem feito com que redes de franquias “tenham maior capilaridade em cidades do interior do Brasil, uma vez que o tamanho das operações é compatível com a demanda local”. Segundo um estudo realizado pela entidade, entre 2017 e 2018, o crescimento do formato de microfranquia registrou incremento de 8%, saltando de 545 para 589 redes com esse modelo.

Um dos exemplos de rede de franquia que adotou formatos mais enxutos para diversificar os locais de atuação é a Mr. Fit – voltada para o segmento de alimentação saudável. “A partir de R$ 12 mil o franqueado recebe treinamento e um freezer para a instalação em lugares como salões de beleza, academias de ginástica, clínicas estéticas e hospitais”, argumentou a CEO da rede Mr.Fit Camila Miglhorini.

Segundo a executiva, cerca de 50% do faturamento da rede – R$ 64 milhões em 2018 – provém de delivery. “Acredito que dentro de dois anos as entregas devem superar o volume de vendas das unidades de salão. O empreendedor pode começar o negócio na própria casa e ir dosando possíveis investimentos futuros de acordo com a demanda”, disse, ressaltando que no formato micro não há multa caso o franqueado queira realizar o distrato.

Na mesma linha, o diretor da rede de franquias Laundromat, Nicolas Lopez, comenta que tem observado muitos empreendedores em busca de complementação de renda com os modelos de microfranquia. “Nosso formato express tem 12m² e tem atraído a maioria de nossos franqueados pelo fato de não exigir funcionários na unidade, considerando que a operação é toda automatizada. Além disso, o empresário não precisa ficar full time na franquia”, complementou Lopez, destacando que muitos dos empreendedores passaram a administrar mais de três unidades express ao mesmo tempo.

Segundo ele, o faturamento da rede no ano passado foi de R$ 35 milhões. Para 2019, o executivo pretende alcançar receita de R$ 45 milhões – “puxada principalmente pelo aumento de franqueados no formato mais compacto”.

Já a CEO da rede The Kids Club – que atua no segmento de educação – Sylvia de Moraes Barros ressalta que vê o formato mais enxuto como ferramenta de expansão para regiões mais longínquas no Brasil. “As cidades menores passaram a ser interessantes pelo fato de apresentarem concorrência menor e custo menor como por exemplo Linhares, no Espírito Santo”, afirmou a executiva. Atualmente, a rede dispõe de formatos que variam entre R$ 23 mil e R$ 60 mil. Segundo ela, o faturamento de 2018 do negócio foi de R$ 20 milhões.

marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Instituto de Pesquisas Tecnológicas abre estrutura para startups

Instituto de Pesquisas Tecnológicas abre estrutura para startups

Recommended

Ação do MJ identifica desaparecido vivo após mutirão de coleta de DNA

4 anos ago
SUS alcança conquistas importantes no atendimento ao público LGBT

SUS alcança conquistas importantes no atendimento ao público LGBT

7 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia