O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ/AM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, prestigiou, nesta terça-feira (13/8), o lançamento da revista em quadrinhos ‘Pacto Pela Vacinação’, ocorrido na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. A iniciativa integra as ações do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, coordenado pelo CNMP. A revista foi elaborada por técnicos do Ministério Público do Trabalho, com colaboração da Comissão da Saúde do CNMP, do Ministério da Saúde (MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“A iniciativa do CNMP vai ao encontro da atuação do nosso Ministério Público do Amazonas, que já vem atuando com o projeto Juntos Pela Vida para reverter o baixo índice de cobertura vacinal registrado nos últimos anos. Isso mostra o trabalho de vanguarda do parquet amazonense, sempre alinhado à atuação nacional do MP e voltado ao atendimento dos interesses da sociedade amazonense e brasileira como um todo”, declarou o PGJ.
A revista tem 16 páginas e reúne oito personagens – Dona Graça, Brígida, Alex, Bete, Otávio, Pedrinho, Margareth e Ivan – que abordam, dentre outros pontos, a importância e necessidade de combate às fake news e de adesão ao Programa Nacional de Imunização, com a atualização permanente da caderneta de vacinação. A publicação inclui um código (QR Code) que permite o acesso, via câmera de celular, ao aplicativo Conecte SUS, que contém diversas informações sobre saúde, como o número de vacinas aplicadas, por exemplo.
Também durante a solenidade, foi lançado o jingle da campanha de comunicação do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, cujo mote é “Cada família tem seu cuidado. A vacina cuida de todos”. Disponível nas redes sociais do CNMP, o vídeo reforça a importância do cuidado familiar por meio da vacinação. O material foi gravado pela Secretaria de Comunicação do Conselho, nas dependências da própria instituição, com a voz e a participação voluntária de crianças que possuem laços familiares com colaboradores do órgão.