Há 41 minutos
Por Agência Amazonas
Delegado Aldeney Góes, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) – FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AMAdquirir um automóvel ou uma motocicleta está entre os objetivos de boa parte das pessoas. Porém, após essa aquisição, são necessárias algumas precauções para evitar que o veículo seja furtado ou roubado. Diante disso, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar ser vítima dessa prática criminosa e orienta os procedimentos à população.
O delegado Aldeney Goes, titular da DERFV, destaca que além do roubo e furto de veículos, a unidade especializada atua também na investigação dos crimes acessórios como adulteração e falsificação veicular e receptação. Goes informa que a pena para roubo e furto vai de um a quatro anos de prisão, podendo haver aumento da pena dependendo da forma como esses crimes são praticados.
“Para evitar ser vítima desses delitos, existem alguns cuidados básicos, inclusive com a própria segurança. Se a pessoa notar que está sendo seguida ou que seu veículo está correndo risco, ela deve acionar imediatamente a Polícia Civil ou Militar para que a situação seja averiguada”, explica o delegado.
Ainda conforme a autoridade policial, um outro cuidado que se deve tomar é ao estacionar o veículo. Deve-se verificar se, ao fechá-lo, as portas estão realmente travadas, pois os infratores utilizam um dispositivo conhecido como “chapolin”, que impede o travamento das portas.
“Um outro ponto importante é no momento de adquirir um veículo, sendo necessário averiguar a origem dele, pois muitos são roubados e, posteriormente, são comercializados. Sendo assim, é fundamental checar junto aos órgãos de trânsito ou na própria DERFV se não há nenhum problema”, informa Aldeney.
Caso a pessoa detecte uma tentativa de venda de carro clonado ou tenha sido vítima do delito, deve acionar imediatamente a DERFV ou a delegacia mais próxima do fato. Na especializada, a vítima será ouvida, sendo importante a apresentação de elementos ou detalhes que sirvam como prova para o andamento da apuração do delito.
“Nós estamos fazendo um trabalho intenso para retirar de circulação infratores que atuam nesses crimes. Além disso, já recuperamos vários veículos com o apoio dos demais órgãos de segurança”, afirmou o delegado.
Orientações
Nos casos de roubos e furtos, as vítimas devem acionar imediatamente o 190, o serviço emergencial do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para pedir que a placa do automóvel seja repassada às viaturas da Polícia Militar (PM) que estão nas ruas. No mesmo instante, a vítima precisa registrar Boletim de Ocorrência (BO), notificando o crime à Polícia Civil.
O registro pode ser feito diretamente na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos, que fica na rua 6, conjunto Bela Vista, Planalto, zona centro-oeste. O atendimento é 24 horas. Ou também pela Delegacia Virtual.