quarta-feira, junho 4, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Amazonas

Prefeitura de Manaus reabre biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista

por marceloleite
15 de julho de 2021
no Amazonas
0
Prefeitura de Manaus reabre biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista
0
Compartilhamentos
6
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), reabriu, na manhã desta quinta-feira, 15/7, a biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, no Centro, com o lançamento do livro “Céu e flor – o romance de dona Theresa”, do poeta Elson Farias. A biblioteca vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, com agendamento prévio pelo e-mail bibliotecajoaobosco@gmail.com, em virtude da pandemia da Covid-19.
 

 
Para o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, reabrir as portas da biblioteca municipal transmite uma mensagem: a cultura está em cena na administração do prefeito David Almeida. “Entendemos a situação difícil que a humanidade enfrentou nos últimos meses, o saldo dessa pandemia nos deixou no negativo e precisamos seguir para o positivo, alimentar-nos de amor, de afeto, de cultura, de arte, ressurgir como uma fênix”, destacou Oliveira.
 
Presente ao evento, o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, disse que a biblioteca é um farol, um espaço de luz, principalmente para a juventude. “Porque o conhecimento, os livros, têm o poder de transformar a vida das pessoas”, ressaltou.
 
Com um espaço dedicado à leitura, a biblioteca municipal foi reaberta ao público com os cuidados e segurança, para evitar a propagação do novo coronavírus, e contou com a presença de um dos escritores mais importantes da literatura do Amazonas, Elson Farias, que falou sobre a sua vida literária e, também, autografou sua mais recente obra, que  faz parte dos ciclos de romances de sua autoria sobre temas voltados para a realidade amazônica.
 
Construído a partir da perspectiva da personagem dona Theresa, o narrador reflete no livro sobre a alma feminina e sua forma de ver o mundo, destacando suas impressões, sentimentos e sua coragem para enfrentar as adversidades da vida.
 
“Estou feliz com a homenagem. Não havia lugar melhor para lançar essa mais recente obra, que é um esforço em colaboração à cultura do nosso Estado e da nossa cidade. Aqui é a casa do livro. A biblioteca é a grande guardiã da palavra, da poesia, da prosa, da história, do romance”, enfatizou o poeta Elson Farias.
 
Biografia
 
Elson Farias é poeta, romancista e escritor de literatura infantojuvenil. Faz parte da geração de autores que fundou, em 1954, o mais importante movimento cultural da história do Amazonas, o Clube da Madrugada.
 
Nascido em 1936, construiu uma história das mais produtivas da literatura do Amazonas, com obras fundamentais para o desenvolvimento cultural, como “Barro verde”, sua obra de estreia de 1961; “Estações da várzea”, de 1963; “Romanceiro”, lançado em 1965. Esses livros se tornaram marcantes na poesia amazonense.
 
Nos últimos 20 anos, o escritor enveredou pelo caminho do romance, com destaque para uma série de narrativas de temática amazônica, como “O adeus de Diana”, “O comandante”, “Tauacuéra – a cidade desaparecida” e a “Ilha do risco”.
 
 
— — —
Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
Fotos – Marcely Gomes / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWhsbWe
 
The post Prefeitura de Manaus reabre biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

PUBLICIDADE
Assuntos: AdministraçãoPMMPrefeitura Municipal de Manaus
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Prefeitura de Manaus realiza atividades de saúde no ‘Dia do Homem’   

Prefeitura de Manaus realiza atividades de saúde no ‘Dia do Homem’  

Recommended

Fãs comemoram o Dia Mundial do Rock neste sábado

6 anos ago
Oportunidade de mais 49 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/7

Oportunidade de mais 49 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/7

6 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia