01/09/2021 – 21:49
• Atualizado em 01/09/2021 – 23:07
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Arthur Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que a proposta com as alterações nas regras do Imposto de Renda (PL 2337/21) inova ao tributar lucros e dividendos e faz justiça social. O texto-base foi aprovado nesta quarta-feira (1º) pelo Plenário, mas poderá ser modificado com a análise dos destaques.
“Se não tivemos unanimidade, é porque esse tema não carece e porque não foi possível. Respeito quem pensa contrariamente e queria algo mais amplo, mas a gente sempre consegue o que é possível em detrimento daquilo que é ideal. O projeto inova tributando dividendos, fazendo justiça social”, analisou Lira.
Para o presidente da Câmara, “este não é um projeto de governo, mas um projeto de Estado”. Segundo ele, as lideranças fizeram um trabalho árduo e longo de convencimento. “Parabenizo todos. A Câmara demonstrou determinação, sob pressão, num tema difícil e sensível, e dificuldades foram enfrentadas para corrigir distorções”, observou.
“Sabemos o que é mexer em renda, dividendos, estados e municípios, entes públicos e privados, em quem tem dificuldades”, afirmou Lira, após a votação em Plenário. “A expressiva votação [398 votos a 77] abre caminho para que outras partes da reforma tributária possam vir”, concluiu.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Pierre Triboli