domingo, maio 4, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Scratch Day é realizado com alunos da rede municipal

por marceloleite
12 de junho de 2019
no Sem categoria
0
Scratch Day é realizado com alunos da rede municipal
0
Compartilhamentos
7
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Scratch Day é realizado com alunos da rede municipal

15/05/2019 14h51

A Prefeitura de Manaus realizou nesta quarta-feira, 15/5, o Scratch Day na escola municipal Francisca Gomes Mendes, bairro Compensa, zona Oeste. O evento ocorreu na sala do telecentro da unidade e reuniu alunos do projeto do Clube de Linguagem, Programação e Robótica Pró-Curumim. A programação vai de maio até outubro em 32 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e beneficiará 3,2 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (Eja).

15.05.19.Semed realiza Scratch Day na Escola Municipal Francisca Gomes Mendes.
Para participar do Scratch Day, as unidades de ensino da divisão fizeram a inscrição no site https://day.scratch.mit.edu/. O Scratch permite a construção de animações, numa abordagem interdisciplinar, para montar projetos específicos e permitir que  os alunos aprendam de forma criativa e saborosa.

É um projeto do Lifelong Kindergarten Group, do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e também um evento mundial onde as pessoas se reúnem para celebrar o Scratch, uma plataforma de codificação gratuita, destinada a usuários de todas as idades. Na rede municipal de ensino, além dos telecentros, o Scratch pode ser utilizado em tablets, como os do projeto Profuturo e aula digital. São mais de 200 unidades de ensino que trabalham com esse aplicativo.

A assessora de tecnologias aplicadas à educação da DDZ Oeste, Yvana Ribeiro Costa, disse que as escolas têm até outubro para realizar as atividades. Para ela, o programa é uma ferramenta pedagógica digital que vai ajudar muito os alunos no aprendizado como um todo.

“É uma linguagem de programação, onde as crianças aprendem a trabalhar em equipe, aprendem conceitos lógicos de matemática, desenvolvem a leitura e conseguem fazer histórias em quadrinhos e miniprojetos. Além disso, ajuda na própria sala de aula, como a concentração, a frequência e o desempenho escolar”, explicou.

De acordo com a coordenadora do Telecentro, Yanni Batista do Nascimento, da escola municipal Francisca Gomes Mendes, o evento é o início das atividades que envolverão os 430 alunos do 1º ao 5º ano. Para isso, ela vai utilizar as quatro estações do Scratch Day: blockly games, computação desplugada, criação de jogos utilizando computadores do telecentro e robótica.

“O Scratch é um software que atende muito a necessidade do nosso público infantil, porque é uma linguagem de programação em blocos. Usando essa ferramenta, as crianças podem exercitar o raciocínio lógico, a interpretação, porque para criar uma animação e jogo, tem que interpretar todo roteiro para poder montar e criar”, comentou.

Com apenas um mês no Projeto Pró-Curumim, que utiliza o Scracth Day, a aluna do 4º ano, Thaynara Linhares Bernardes, 9, disse que o programa ajudou a melhorar o seu aprendizado.

“Eu aprendi que é uma programação que ajuda a fazer muita coisa, mas antes achava que a robótica era apenas para criar robôs. Quando comecei a fazer isso no clube, comecei a aprender sobre a robótica, criar jogos, programar, mas aprender uma coisa por dia”, disse.

Convidado para participar do evento, o coordenador do Telecentro, Daniel Pereira de Souza, da escola municipal São Pedro, bairro Compensa, apesar de ter realizado pela primeira vez o Scratch ano passado, ressaltou a importância de ver de perto o trabalho de outro colega, pois o importante para ele é sempre aprender algo a mais.

“Esse ano vamos trabalhar com a turma do 7º ano. A intenção é que esses alunos realizem o Scratch com outras turmas durante o ano para tentar atingir todos com a linguagem da programação. Como a professora trabalhou com as quatro estações, ficou bem interessante de mostrar outras vertentes de linguagem da programação”, contou.

Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Cleomir Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHskUAnPCf

Notícias relacionadas

Educação

Aprovados em concurso começam a tomar posse na Semed


Educação, Esporte

Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo inicia jogos adaptados


Educação

Professores da rede municipal de ensino recebem certificação do Pnaic


Teste para Atender o pedido da chefe. Legenda

Educação, Esporte

Alunos da zona Norte participam de ‘Olimpíadas do Dentinho’


Educação, Notícias

Mais de oito mil alunos serão beneficiados com a Campanha Municipal Sorriso na Escola


Educação

Educadores da área rural iniciam atividades de 2017 com Jornada Pedagógica


03-01-17-
Professores das escolas do Rio Negro passam por formação em metodologia do ensino híbrido.
Fotos: Cleomir Santos

Educação

Professores das escolas do Rio Negro passam por formação em metodologia do ensino híbrido


Manaus - 04/01/2017
Coletiva - Recadastramento de passe estudantil
Foto. Altemar Alcantara/Semcom

Educação, Transporte

Cadastro e recadastro da meia passagem iniciará no dia 16 de janeiro


Educação

Quase 97% dos bolsistas indicariam o Programa Bolsa Universidade e 75% sentem-se preparados para o mercado, aponta pesquisa da Ufam


Educação

Rede municipal realiza prova eletrônica para alunos do 9º ano e da quinta fase do EJA


Educação

Mais de 6 mil alunos da rede municipal serão beneficiados com projeto de leitura


06/01/2017
Abertura do ano letivol na Escola municipal José Sobreira do Nascimento Tarumãzinho - zona rural
Foto.Altemar Alcantara/Semcom

Educação

Prefeitura abre ano letivo para 2,3 mil alunos de escolas rurais


Educação

Gerência de Creche da Semed realiza programa de orientação a pais de alunos


Educação

Matrícula de novos alunos na rede pública de ensino começa nesta sexta-feira


Educação

Prefeitura paga 70% a mais que o novo piso nacional para os professores da rede municipal


Educação, Matrículas

Começam matrículas de novos alunos para Educação Especial do município


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Centro Municipal de Artes Aníbal Beça abrirá inscrições para 300 vagas em cursos livres gratuitos


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Prefeitura anuncia resultado do último remanejamento do Bolsa Universidade


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Matrículas presenciais iniciam em mais de 700 escolas públicas de Manaus


Nenhuma imagem cadastrada

Concurso, Educação

Semed convoca professores e pedagogos aprovados em concurso público e processo seletivo


Nenhuma imagem cadastrada

Concurso, Educação

Aprovados no concurso e PSS da Semed começam a tomar posse


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Mais de 80% dos pais de novos alunos da rede municipal não precisaram sair de casa para garantir a vaga dos filhos


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Gerentes e assessores pedagógicos da rede municipal participam de Jornada Pedagógica


Nenhuma imagem cadastrada

Educação, Obras

Reconstrução de muros de escolas municipais está acelerada


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Prefeitura começa a distribuição da merenda escolar para as 492 unidades de ensino


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Diretores de escola assinam Pacto pela Melhoria e Qualidade da Educação


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Semed apresenta metas pedagógicas para 2017


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Escolas municipais da zona Rural de Manaus recebem novas lanchas escolares


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Prefeitura e Defensoria entram em acordo quanto à convocação de aprovados em cadastro de reserva no concurso 2014 da Semed


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Rede municipal de ensino inicia o ano letivo com mais de 240 mil alunos


PUBLICIDADE
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

Brazil Patchwork Show reúne estudantes de Etecs da capital

Recommended

Viação e Transportes – Votação de propostas – 12/06/2019 – 12:26

Viação e Transportes – Votação de propostas – 12/06/2019 – 12:26

6 anos ago

Série especial de reportagens sobre os 30 anos do STJ estreia neste sábado (8)

6 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia