Na manhã desta terça-feira (30), os deputados Dermilson Chagas (PP) e Wilker Barreto (PHS) protocolaram um requerimento solicitando a convocação/convite do Secretário Luiz Castro, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para ir ao plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e prestar esclarecimentos sobre dois pontos principais: quanto à utilização do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) e sobre a greve dos professores.
“Precisamos saber onde está avançando. Recebemos diariamente denúncias de que o governo não quer dialogar com os representantes da categoria. A contrapartida do governo é ameaçar os profissionais da educação”, destacou o parlamentar, prometendo uma maior pressão para que a situação seja resolvida o mais breve possível, e em favor dos profissionais. “Os educadores estão pleiteando o que é de direito deles”, reiterou Dermilson.
Para ele, o governo não tem demonstrado empenho para resolver o pleito da categoria. “E agora estão tentando colocar a população contra os professores. Isso é extremamente deselegante. Obrigam os alunos a irem para a aula com um professor apenas, dizendo que se não tiverem adimplência, serão reprovados. Isso é um absurdo. Reprovado está esse governo, sem compromisso e credibilidade”, alertou o parlamentar.
Para os parlamentares, o requerimento estimula a relação entre executivo e legislativo, dando a chance do governo prestar esclarecimentos sobre e solucionar o problema. “Não temos problema pessoal com ninguém, que isso fique bem claro, o que queremos é que esse governo tenha administração, que é o que não está tendo, e pare de penalizar a população. Isso tem que acabar”, finalizou Dermilson.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Dermilson Chagas (PP)
Diogo Dias (92) 98101-2940
Saadya Jezine (92) 99154-2124
Gabinete (92) 3183-4514 / 3304-3791
Foto: Márcio Gleyson