Foi realizada na Câmara, nesta quarta-feira (8), sessão solene em homenagem ao Dia da Vitória, que é comemorado neste mesmo dia e celebra os 74 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, que foi um dos maiores conflitos da história do mundo e terminou com cerca de 70 milhões de mortos.
Michel Jesus/Câmara dos Deputados
O Dia da Vitória é comemorado todo dia 8 de maio
O deputado General Girão (PSL-RN), que sugeriu a homenagem, frisou que recordar esse momento é mais que um ato de reverência. “Comemorar o fim da guerra nesta casa é também expor às novas gerações os males causados por ideologias totalitárias, fortalecendo os fundamentos do estado democrático de direito e evitando aventuras ditatoriais como a que destrói no momento a vizinha Venezuela”, destacou.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em discurso lido em Plenário, honrou a memória de todos os soldados e combatentes que participaram da guerra. “Eles deram inestimável contribuição à causa da liberdade e da democracia dos mais elevados valores humanos. Com muita coragem, determinação e sacrifício pessoal, eles tiveram de enfrentar condições adversas que já se apresentavam antes mesmo de chegarem aos campos de batalha”, disse.
O deputado Coronel Armando (PSL-S), que também é requerente da sessão, destacou ainda a relevância que o país teve durante a guerra. “O ponto alto da participação brasileira do conflito foi a rendição das 148 divisões das forças alemãs, que resultou em quase 15 mil prisioneiros junto com a apreensão de equipamento, munição e viaturas. O feito ocorreu no fim de abril de 1945”, afirmou.
Além disso, durante os discursos, as mulheres que compuseram o quadro de enfermeiras do serviço de saúde do exército também foram homenageadas pelo esforço e a coragem de ajudar milhares de pessoas.