DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO
Nesta quinta-feira (27/06), a subcomissão da GCM (Guarda Civil Metropolitana) avançou na discussão em torno de possíveis alterações do regimento interno disciplinar da corporação. Foi apresentada sugestão de redação ao texto do projeto de lei em elaboração, que criará o Código de Conduta da GCM. Instalada em 2018, a subcomissão está vinculada à Comissão Extraordinária de Segurança Pública da Câmara Municipal de São Paulo.
A minuta do projeto, elaborada pelo procurador Carlos Antonio Matos, da Procuradoria Geral do Município, deverá ser apresentada ao Executivo, com a proposta de revisão do regimento da corporação. A proposta foi debatida por representantes de diferentes setores da GCM, da AGES (Associação dos Guardas e Servidores do Estado de São Paulo) e da ABRAGUARDAS (Associação Brasileira dos Guardas Municipais).
Segundo o ex-vereador Amauri Silva, representante da GCM na subcomissão, o objetivo dos integrantes do grupo é formular um projeto que atenda às demandas da Guarda Civil. “Estamos aqui para construir juntos, Corregedoria, Procuradoria e representantes de classe. Conseguimos reunir todos para discutir e, dessa forma, avançar no debate relacionado ao Código de Conduta”, afirmou Silva.
Estiveram presentes à reunião o corregedor adjunto da GCM, José Casimiro; o inspetor da Divisão Disciplinar M’Boi Mirim da GCM, Carlos Eduardo Padilha; o suplente do comando da GCM, Walter Pereira; o representante da Divisão de Disciplina da GCM, Antonio Rocha Posso; o advogado da AGES, Diógenes Floriano; a representante da AGES, Claudia Tavares, e o presidente da ABRAGUARDAS, Ezequiel Edson Faria.
Segurança
Também nesta quarta-feira (27/06), foi realizada reunião de trabalho da Comissão Extraordinária de Segurança Pública, que analisou a infraestrutura de segurança da capital, como efetivo policial existente, policiamento e o trabalho cotidiano de policiais civis, militares e guardas civis metropolitanos.
Participaram da reunião da comissão os policiais Luciano Luiz de Souza e Osmário Ferreira da Silva, representantes do Comando da Capital da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Marco Aurélio Batista, delegado do 1º Distrito Policial, e Jairo Chabaribery Filho, do comando da GCM.
Presidida pelo vereador Reis (PT), a reunião de trabalho da Comissão de Segurança Pública também contou com a participação do vereador Ricardo Nunes (MDB) e do ex-vereador Amauri Silva.