A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo liberou no primeiro semestre deste ano R$ 70,5 milhões para 97 cidades entre estâncias turísticas e municípios de interesse turístico (MIT). O objetivo é executar obras para infraestrutura e, assim, aumentar do fluxo de visitantes para aqueles municípios.
A liberação foi assegurada por meio de convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos municípios turísticos (Dadetur). Para as estâncias, houve 186 repasses, no total de R$ 63 milhões, e 69 repasses para os MITs, num total de R$ 7,5 milhões. Os recursos foram repassados aos municípios para pagamentos de convênios/obras em andamento neste primeiro semestre.
Os objetos desses convênios são os mais diversos, como:
- revitalização e reforma de estádio e entorno;
- colocação de sinalização turística nas ruas dos municípios e comunicação visual dos atrativos turísticos;
- reurbanização de orlas das praias; implantação de centro de informação ao turista; construção de pavilhão para feiras e multieventos;
- reforma de mercado municipal;
- implantação de boulevard gastronômico e revitalização de acessos às cachoeiras.
Para o Secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, as ações beneficiam tanto visitantes quanto os moradores das cidades. “Aceleramos o ritmo das nossas ações, propiciando condições para que nossas cidades possam desenvolver suas ações de turismo e assim beneficiar tanto moradores quanto visitantes. Nosso propósito é que os municípios, com planificação e pelos convênios com a Secretaria de Turismo, estejam melhor preparados para aumentar o fluxo turístico”, afirma.
Os municípios atendidos foram os seguintes:
Estâncias
Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de Santa Bárbara, Águas de São Pedro, Aparecida, Atibaia, Avaré, Barra Bonita, Batatais, Bertioga, Bragança Paulista, Brotas, Caconde, Campos do Jordão, Campos Novos Paulista, Cananéia, Caraguatatuba, Cunha, Eldorado, Guaratinguetá, Guarujá, Holambra, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Iguape, Ilha Solteira, Itanhaém, Itu, Joanópolis, Lindóia, Mongaguá, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nuporanga, Olímpia, Paraguaçu Paulista, Paranapanema, Pereira Barreto, Peruíbe, Piraju, Poá, Presidente Epitácio, Ribeirão Pires, Salto, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Santos, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Pedro, São Sebastião, São Vicente, Serra Negra, Socorro e Ubatuba.
Municípios de Interesse Turístico
Altinópolis, Barbosa, Brodowski, Buritama, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Estiva Gerbi, Guararema, Iacanga, Itaóca, Itapira, Itápolis, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Mairiporã, Mira Estrela, Monte Alto, Novo Horizonte, Orlândia, Ouroeste, Panorama, Patrocínio Paulista, Rancharia, Registro, Ribeirão Grande, Rifaina, Rosana, Rubinéia, Sabino, Sales, Santo Antônio da Alegria, Santo Expedito, São Bento do Sapucaí, São Simão, Tabatinga, Tambaú, Tapiraí, Uchoa e Votuporanga.
Campanha publicitária
Também com objetivo de promover o turismo no Estado, em 19 de junho, o Governo lançou a primeira campanha publicitária nacional para incentivar a população de todo o país a visitar os diversos destinos do Estado.
“Esta campanha consagra o turismo como fator de desenvolvimento econômico, gerador de empregos, valorizando a cultura e as características regionais. Desde o começo do ano, esta campanha foi planejada para mostrar o que São Paulo tem dentro da sua força turística. O turismo na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior”, disse o Governador João Doria na ocasião.
São Paulo conta com 622 km de praias e 138 mil hectares de Mata Atlântica, diversos parques e reservas florestais, cavernas, rios e cachoeiras, além de espaços para esportes aquáticos e ecoturismo. O Estado tem mais de 300 cidades de reconhecido potencial turístico, 70 municípios considerados estâncias balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas e uma capital com intensa atividade cultural e artística, esporte de aventura e culinária diversificada.