O vereador Wallace Oliveira (Pros), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), mostrou preocupação acima das irregularidades no transporte de veículos de carga, especialmente os de grande porte, durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (17/8).“Venho a tribuna da Casa, para trazer uma preocupação pertinente, que sempre tive, assim como outros parlamentares, em relação ao tráfego de veículos pesados nas ruas de Manaus, trazendo riscos para a população”, afirmou.
O parlamentar relembrou falas anteriores, a última no dia 26 de abril deste ano, onde mostrava sua preocupação em relação aos veículos como containers, que segundo o parlamentar, muitas vezes circulam nas ruas da cidade sem o devido cuidado aos equipamentos de segurança, como por exemplo, os pinos de travamento da carga.
“Já não bastasse as inúmeras carretas com os pinos de contenção dos containers comprometidos, muitas vezes, nem pinados (travados), gerando riscos seríssimos de tombamento durante uma curva ou manobra brusca, o que tem se tornado comum nas nossas vias, devido a inobservância de uma regra básica de ‘pinagem’ do container”, disse.
Wallace Oliveira relatou o acidente que aconteceu, nesta segunda-feira (16/8) no bairro Novo Aleixo, zona Leste da capital amazonense, onde uma caçamba com tijolos atingiu dois veículos estacionados na Avenida João Câmara.
“No dia de ontem, numa avenida do bairro Novo Aleixo, um absurdo tombamento de um caminhão carregado de tijolos, de forma totalmente inapropriada a quantidade e acondicionamento do material, mostrava uma tragédia anunciada. O caminhão, ao não conseguir subir a ladeira, desceu descontroladamente e atingiu dois carros estacionados. Ainda bem que não tinha pessoas dentro, mas se tivesse? Talvez estivéssemos falando sobre um acidente fatal”, destacou.
O vereador salientou os ofícios e ações de tratamento sobre o assunto, junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), solicitando do órgão uma resolução urgente.
“Por várias vezes, nós já oficiamos ao IMMU sobre o assunto, temos também conversado com o diretor presidente Paulo Henrique para pedir soluções. Minha vinda a essa tribuna é para trazer essa preocupação extremamente pertinente para toda a população de Manaus. Pois, para mim, a prevenção é a melhor ação para se evitar acidentes graves e até fatais”.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – DIRCOM / CMM