Em protesto contra a morte de mais um ciclista, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) foi para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) de bicicleta, na manhã desta quarta-feira (05/5). Defensor da garantia de políticas públicas que garantam a segurança dos ciclistas no trânsito, o vereador destacou a falta de mobilidade inclusiva em Manaus e a necessidade de se promover uma infraestrutura adequada aos ciclistas.“Terceira morte de ciclistas em acidentes de trânsito deste ano em Manaus. Além de tudo, nos últimos anos nós já tivemos a morte de 30 ciclistas no trânsito de Manaus e nós não temos uma mobilidade inclusiva, nada avança. Não temos uma mobilidade que pensa na cidade através de modais alternativos, como a bicicleta, para que a gente saia desse caos que é a mobilidade urbana de Manaus”, disse.
O acidente que resultou na morte do ciclista Sindoval dos Santos, 65 anos, ocorreu na Avenida das Torres, no último dia 29 de abril, durante uma conversão. Esta foi a terceira morte de um ciclista no trânsito neste ano e a 30ª dos últimos oito anos, em Manaus.
Adepto ao uso da bicicleta, Rodrigo Guedes utiliza o meio de transporte frequentemente para ir à CMM, como forma de incentivar o uso da bicicleta e de políticas públicas inclusivas de modais alternativos na mobilidade urbana de Manaus. Guedes ressaltou a importância de se promover campanhas educativas no trânsito e garantir infraestrutura para o uso do meio de transporte, com a construção de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, além de sinalização adequada nestes locais.
“Nós precisamos mudar essa realidade de Manaus. É uma total exclusão jogar os ciclistas no risco do dia a dia. Não há campanhas educativas e muito menos infraestrutura cicloviária para que os ciclistas se sintam seguros para utilizar a bicicleta como meio de transporte e prática de atividades esportivas e de saúde. Nós não podemos deixar de nos manifestar e cobrar que a Prefeitura de Manaus mude essa realidade”, afirmou o vereador.
Texto: Déborah Arruda – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Michell Mello