Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participaram na manhã desta sexta-feira (10/9), da reinauguração do Centro de Educação Infantil (CMEI) Graziela Ribeiro, localizado no bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste de Manaus. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, representando o prefeito David Almeida, e do secretário Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino. Inaugurado em 2002, o CMEI estava há oito anos sem receber melhorias.O vereador Peixoto (PTC), que acompanhou a comitiva de parlamentares disse que a revitalização do espaço atende a uma demanda antiga dos gestores do CMEI, que já haviam solicitado junto ao parlamento municipal. “No início do ano os gestores procuraram os vereadores para tratar sobre as condições estruturais da escola, segundo eles, quando chovia era impossível continuar com as aulas, uma vez que chovia mais dentro do que fora. Nós levamos a demanda à prefeitura que teve toda a sensibilidade para que, quase imediatamente, encaminhasse uma equipe técnica para realizar a vistoria do local e dar início das obras. E hoje, estamos aqui, entregando o fruto do trabalho de uma gestão comprometida com a educação e com a população”, disse Peixoto.
A unidade de ensino, que atende mais de 460 alunos entre 4 e 5 anos, do 1º e 2º período, nos turnos matutino e vespertino, foi totalmente reformada e recebeu pintura, reparo na parte elétrica, hidráulica, forro, telhado, troca de portas, entre outros benefícios.
Membro da Comissão de Educação da CMM, o vereador Raiff Matos (DC) parabenizou o trabalho da prefeitura de Manaus e o comprometimento da gestão com a educação na cidade, e destacou a importância das ações do legislativo municipal no papel de fiscalizador.
“É papel do vereador fiscalizar as ações do executivo, sejam elas boas e também aquelas que precisam melhorar, somos a ponte mais rápida entre a prefeitura e a população. Por isso, como parlamentar e membro da Comissão de Educação comprometido com a pauta, me coloco nesse lugar de fiscalizador. Em uma de nossas últimas ações, estive no deposito da Semed analisando o conteúdo do material didático distribuído aos alunos da rede pública de ensino. Nós precisamos estar atentos, é de suma importância conhecer o que está sendo ensinado nas nossas escolas, uma vez, que isso irá forjar o caráter das nossas crianças, adolescentes e jovens”, apontou Raiff.
Durante coletiva, o vice-prefeito de Manaus, Frotta falou sobre ritmo imprimido nas ações realizadas pela prefeitura, mesmo em um cenário econômico complicado, com R$ 1,4 bilhão a menos de recursos do que a gestão passada. “A reinauguração desse CMEI é um grande exemplo daquilo que nós estamos sonhando, projetando e planejando para a cidade de Manaus. Foram oito anos literalmente embaixo d´água. Aqui, foram aproveitados somente o piso e as paredes, o resto foi trocado completamente, porque os servidores, gestores e professores, os alunos, quando chovia, não tinham aulas. Graças à determinação do prefeito, ao esforço do secretário Pauderney, com toda a Semed (Secretaria Municipal de Educação), estamos entregando, hoje, à comunidade do bairro Alvorada e à cidade de Manaus mais um CMEI revitalizado”, destacou o vice-prefeito.
Obras
As obras no Cmei iniciaram em maio de 2021 com a revitalização da diretoria, sala de atendimento educacional especializado, depósito de merenda e limpeza, espaço lúdico com grama sintética, secretaria, cozinha, refeitório, banheiros e dez salas de aula. O secretário Municipal de Educação (SEMED), Pauderney Avelino adiantou que, na próxima terça-feira (14/9), as aulas presenciais retornarão na unidade de ensino.
“Essa escola Graziela Rebelo é uma de quase duas centenas de unidades de ensino que a gestão municipal está revitalizando e trazendo de volta ao ensino presencial. Infelizmente, nós encontramos uma rede de escolas sucateadas, não foram investidos recursos para consertar esses centros e o prejuízo é dos estudantes, dos alunos e dos pais, ou seja, das famílias da nossa cidade. Essa escola tem 468 alunos e estamos entregando aqui para a comunidade do bairro Alvorada, na zona Oeste de Manaus”, ressaltou Avelino.
Avelino explicou que está em andamento, ainda, um processo de negociação com o Serviço Social da Indústria (SESI), para adaptar um grande complexo na área em um centro municipal de ensino infantil, com capacidade para mais de 1,5 mil alunos, em dois turnos, com amplo ginásio e campos de futebol. “Se Deus quiser, a zona Oeste estará muito bem contemplada com o retorno da escola Graziela Rebelo e também com essa nova escola que nós estamos em processo de contratação com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas”, afirmou o secretário Pauderney.
Investimento
A obra do CMEI faz parte do programa de crescimento econômico e social, o “Mais Manaus”, que prevê investimentos em todas as áreas da gestão municipal. Na educação, a previsão de investimentos é da ordem de R$ 80 milhões, com ampliação, reforma ou construção de escolas e creches, beneficiando milhares de alunos e criando mais de 2.200 novas vagas na capital.
“A Semed tem uma programação, não apenas na cidade de Manaus, mas também na área rural da cidade, onde a situação também é crítica. A gente percorre também a zona rural da cidade, e temos nos deparado com escolas altamente precárias. Então, nós vamos trabalhar, sob o comando do prefeito David, para que esse calendário estipulado por ele possa ser cumprido no menor espaço de tempo possível, e que tenhamos uma estrutura educacional à altura de uma capital como a cidade de Manaus”, concluiu o vice-prefeito Marcos Rotta.
Texto: Naira Nascimento – Dircom/CMM
Foto: Elen Rebouças – Dircom/CMM