A entrega de 500 apartamentos do Residencial Cidadão Manauara II, Módulo B, para famílias em vulnerabilidade social, feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi acompanhada por vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM).O empreendimento é uma parceria entre governo federal, Prefeitura de Manaus e Caixa Econômica Federal, e é o início do cumprimento da meta de entrega de cinco mil habitações, uma promessa de campanha do prefeito, destacada pelo vereador Elan Alencar (Pros) como fundamental para diminuir o déficit habitacional. “Essa gestão tem trabalhado muito para criar projetos visando a entrega de casas para a população, pois são muitas as pessoas que precisam e espero que hoje, seja apenas uma de várias inaugurações no próximo ano”.
Para o vereador Kennedy Marques (PMN), a entrega dos apartamentos vai além da questão de moradias. “Muitas dessas pessoas moram na beira de igarapés, prejudicando o meio ambiente, e dando um lar a elas, garante não apenas uma casa digna, mas também beneficia a natureza”, destacou.
O vice-presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana da CMM, Dione Carvalho (Patriota), parabenizou os governos em todas suas esferas que tem se unido neste propósito. “A união dos poderes é importante em todos os projetos de cunho social e a entrega desse conjunto habitacional é prova disso. Muitos precisam de habitação e todo esforço para conseguir construir moradias é preciso aplaudir”, parabenizou.
Opinião compartilhada pelo vereador Raiff Mattos (DC) que destacou o empenho da prefeitura de Manaus em procurar parcerias e recursos para construção de casas. “Nosso povo precisa desse esforço por parte dos poderes, e David Almeida, tem se empenhado em encontrar mecanismos que garantam mais habitações como estas que está sendo entregue nesta quarta”, enfatizou.
Habitacional Cidadão Manauara 2
Os 500 beneficiários do residencial Cidadão Manauara 2, etapa B – programa habitacional da Prefeitura de Manaus, estão no grupo das mais de 39 mil unidades habitacionais entregues pelo governo federal na região Norte para reduzir o déficit por moradia no Brasil, compromisso do prefeito David Almeida e do presidente Jair Bolsonaro.
A construção foi viabilizada pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), da Caixa Econômica Federal, que financiou 100% das habitações com R$ 41 milhões, pagos desde 2019, enquanto a Prefeitura de Manaus doou em contrapartida a área para edificação do empreendimento, totalizando 100 mil metros quadrados (etapas A e B), além da realização de obras de infraestrutura, execução de meio-fio, pavimentação e recapeamento das vias de acesso, serviços de limpeza pública e sinalização viária para melhoria urbana do entorno.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Fotos: Semcom