O juiz Gildo Alves de Carvalho Filho tomou posse como novo presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon). O magistrado ficará no comando da associação durante o biênio 2023-2025.
A cerimônia de posse aconteceu na manhã desta sexta-feira (04/08), no auditório do Centro Administrativo José de Jesus F. Lopes, anexo à Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no Aleixo, com a presença de magistrados, autoridades e familiares dos membros que compõem a nova diretoria.
“Este é certamente um dos maiores desafios na carreira, mas com colaboração e comprometimento de todos, teremos a confiança para alcançar nossos objetivos, no intuito de fortalecer e aprimorar a nossa Associação, sempre buscando um diálogo harmonioso com as instituições que compõem o Sistema de Justiça para enfrentarmos esse novo ciclo, com coragem e retidão, honrando os valores que regem nossa profissão e a confiança depositada em nós”, afirmou o novo presidente da Amazon.
Integrando a mesa de autoridades organizada para a cerimônia, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, ao cumprimentar Gildo Alves pela eleição à presidência da Amazon disse ter certeza de que ele assumirá esse importante papel “com sabedoria, sensibilidade, dedicação e comprometimento, características essas que lhe são peculiares”.
Desejando sucesso a todos os demais integrantes da nova direção da Amazon, que terá como vice-presidentes o desembargador Délcio Luís Santos, os juízes Luís Márcio Nascimento Albuquerque e Divaldo Martins da Costa e a juíza Naia Moreira Yamamura, a desembargadora Nélia fez questão de parabenizar a gestão que se encerra, que teve à frente o juiz Luís Márcio Albuquerque, pelo empenho, pela dedicação e conquistas alcançadas. “Seu legado será lembrado com carinho e apreço, pois cada avanço realizado é uma semente plantada para um futuro melhor”.
União
Durante a cerimônia, o novo presidente ainda apresentou o instrumento “paneiro” como sinônimo de união. Ele afirmou que a gestão terá compromisso em reforçar e estreitar as relações dos magistrados com a sociedade amazonense. “A junção dessas talas representam a união. Quanto mais peso colocamos dentro do paneiro, mais ele se fortaleze. Então, essa fibra natural, nossa cabocla, carregada de símbolo, de emoção, de esperança é que nós queremos hoje, iniciar a nossa caminhada”, destacou Gildo Carvalho.
Currículo
Gildo Alves de Carvalho Filho é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1988); com mestrado em Mediação e Negociação, Universidade de Kurt Bosch, IUKB – Suíça (2014); É mediador Judicial, conforme parâmetro curricular definido pelo Conselho Nacional de Justiça e Formador em Mediação – ENFAM.
Ingressou na magistratura em 1995. Atualmente é juiz titular da 8.ª Vara de Família da Comarca de Manaus. Coordena o Centro Judiciário de Solução de Conflitos das Varas de Família (Cejusc Famílias) do Tribunal de Justiça do Amazonas, desde a implantação, em novembro de 2004. Também coordena do Cejusc – Polo Avançado, desde a implantação, em setembro de 2008, e é o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec/TJAM. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), o magistrado foi eleito, em junho de 2022, presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação – Fonamec.
COMPOSIÇÃO DA NOVA MESA-DIRETORA DA AMAZON
Presidente:
Juiz Gildo Alves de Carvalho Filho
Vice-presidentes:
Desembargador Délcio Luis Santos,
Juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque,
Juiz Divaldo Martins da Costa,
Juíza Naia Moreira Yamamura
Secretários:
Juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira,
Juíza Lúcia Maria Corrêa Viana
Tesoureiros:
Juiz Antonio Itamar de S. Gonzaga,
Juiz Julião Lemos Sobral Júnior,
Juíza Lídia de Abreu Carvalho Frota
Conselho consultivo:
Juiz Luis Cláudio Cabral Chaves,
Juiz André Luiz Nogueira Borges de Campos,
Juiz Eliezer Fernandes Júnior,
Juiz Gonçalo Brandão de Souza,
Juiz Fábio Lopes Alfaia,
Juiz Carlos Henrique Jardim da Silva,
Juiz Rosberg de Souza Crozara
Suplentes:
Juiz Jean Carlos Pimentel dos Santos,
Juiz Odílio Pereira Costa Neto
Conselho Fiscal:
Juiz Rogério José da Costa Vieira,
Juíza Alessandra C. R. C. Gondim M. de Matos,
Juíza Danielle Monteiro Fernandes Augusto
Suplente:
Juíza Clarissa Ribeiro Lino