Nesta segunda-feira (12/8), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu 45 estudantes, com idades entre 18 e 24 anos, que fazem parte da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM).
A iniciativa faz parte do programa “Conhecendo o Legislativo”, quando a Casa abre as portas para que escolas e instituições possam ouvir sobre educação cidadã e a importância da consciência política, por meio de palestras realizadas pela Gerência de Educação Cidadã.
“Normalmente, a gente ouve muito as pessoas dizerem que política é igual a futebol e religião, que não se discute, mas é justamente o contrário. Precisamos discutir, sim, precisamos falar de política”, afirmou a gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo.
O jovem Pedro Henrique Menezes, de 18 anos, sabia da existência da Assembleia Legislativa do Amazonas, mas nunca tinha entrado no local e nem sabia como o Poder Legislativo funciona.
“Foi muito produtivo e seria bom se todos os jovens tivessem essa oportunidade de aprender como o Poder Legislativo funciona”, afirmou.
A jovem Julliana de Oliveira Couto, de 20 anos, também não conhecia a Assembleia e disse que a oportunidade é esclarecedora.
“Nunca tinha vindo, mas achei bem interessante, é uma oportunidade única e muito interessante, nos faz abrir os olhos sobre os nossos direitos e deveres como cidadãos”, destacou.
A professora Suzyanne Oliveira parabenizou a iniciativa da Assembleia de contribuir para acabar com o estigma negativo que a política carrega atualmente.
“Quando ouvimos falar de política, ouvimos falar sobre um tabu na sociedade e é um assunto que precisamos falar, discutir, que deve ser explorado da melhor forma possível para a formação da nossa sociedade, ainda mais para os nossos jovens aprendizes que são a futura geração política do nosso país”, afirmou.