Integrantes da Comissão Estadual de Adoção Internacional do Amazonas (Cejaia/AM), unidade ligada à Corregedoria-Geral de Justiça do estado, realizaram na última semana de janeiro, visita de inspeção ao Abrigo Monte Salém, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. A entidade que atende atualmente 18 crianças, entre 0 e 12 anos, foi a primeira unidade de acolhimento de menores inspecionada este ano pela equipe da comissão local. A ideia, segundo o secretário em exercício da Cejaia/AM, Dalton Pedrosa dos Santos, é supervisionar a situação dos menores que, sem ter a proteção da família, seguem tutelados pelo Estado.
Ainda segundo Dalton, outro objetivo importante do trabalho realizado pela comissão é garantir a atualização das informações de quantitativo e perfil dos menores abrigados no Amazonas junto ao Sistema Nacional de Adoção, que é administrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O que se busca com a ação é aumentar as chances de acolhimento familiar das crianças amazonenses e apoiar projetos como o ‘Encontrar Alguém’, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ), que visa incentivar a busca por adoção de crianças de difícil colocação em família substituta, por razões de idade ou condição de saúde, entre outros”, revela.
Além do secretário em exercício do Cejaia, participaram da visita ao abrigo Monte Salém, os servidores da corregedoria: Erzenildo Freitas, Anne Carolynne Figliuolo e Ivone Gama. A equipe da CGJ/AM foi recebida pela presidente da entidade, Terezinha Batista Amermann, e pelo corpo técnico.
Relatório
O Abrigo Monte Salém foi criado em 2002 com o objetivo de cuidar de crianças órfãs, abandonadas ou vítimas de maus-tratos. Tem a capacidade de atender em tempo integral até 20 menores de 0 a 12 anos, encaminhados pelos Conselhos Tutelares e Juizados da Infância.
De acordo com o relatório de inspeção elaborado pela comissão durante visita à entidade, a instituição acolhe, atualmente, 16 crianças de zero a três anos de idade – e duas crianças maiores, uma com 10 anos e outra com 12 anos, que pertence a um grupo de 3 irmãos. Por meio do apoio que recebe de voluntários e de empresas parceiras, oferece aulas de dança, de reforço escolar e atendimento médico, psicológico e fisioterapêutico.
Os interessados em colaborar com o abrigo Monte Salém pode doar alimentos, roupas, calçados; trabalhar voluntariamente no local; divulgar o projeto ou contribuir financeiramente com a entidade, por meio de depósito bancário (Bradesco: Agência 320 / Conta Corrente 698983-7 / Jovens Com Uma Missão – Manaus / CNPJ: 07.690.265/0001-08). Também pode entrar em contato com a instituição pelo telefone 98818-36696 ou WhatsApp 99358-5633 para obter mais informações. O site institucional é www.montesalem.org. Endereço: Rua do Bosque, 38 – Estrada da Vivenda Verde, bairro Tarumã.
Alcance
Todos os abrigos de Manaus serão visitados ao longo deste ano. No interior a Cejaia está sendo representada pela equipe de correição da CGJ-AM que desde o ano passado já vem incluindo a inspeção às unidades de acolhimento dos municípios que dispõem de estrutura para a institucionalização de crianças e adolescentes órfãos ou vítimas maus-tratos.