O vereador Daniel Vasconcelos (PSC), usou a tribuna na manhã desta segunda-feira (02/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para falar sobre a campanha Agosto Dourado que incentiva o aleitamento materno e foi instituído no calendário oficial do município por meio da Lei Municipal n° 1.925, de 13/11/2014, para ser o mês de reflexão sobre a importância da amamentação.“Neste retorno ao parlamento, quero lembrar que este mês é agosto dourado, que faz alusão ao aleitamento materno. É importante incentivar a amamentação porque o leite materno é a melhor nutrição para o bebê, além de melhorar o vínculo entre mãe e filho, contribuindo para o crescimento saudável e redução da mortalidade infantil,” afirmou Dr. Daniel.
O leite materno é a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Em Manaus, as unidades de saúde da Prefeitura de Manaus terão atividades de estímulo ao aleitamento materno durante todo este mês de agosto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), haverá também ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que inicia nesta terça-feira (03/8), no auditório da Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajós que fica localizada no bairro Compensa, zona Oeste da capital.
Vacinação
Ainda em seu discurso, o vereador e presidente da Comissão de Saúde, Daniel Vasconcelos fez um apelo à sociedade para que busque a vacinação contra a Covid-19 e alertou que a imunização somente é efetiva após receber as duas doses.
“Faço um apelo à população para que não deixe de ir tomar a vacina, ainda há muitas pessoas que não foram imunizadas por não acreditar que a covid 19 é coisa séria. A pandemia não passou e precisamos falar isso sempre, tomar todas as providências para evitar a doença e reduzir a circulação viral, motivar para que voltem a tomar a segunda dose, pois a imunização se completa após quinze dias em que se tomou as duas doses,” alertou o parlamentar.
Para quem ainda não recebeu a vacina, a Semsa continua imunizando toda a população a partir dos 18 anos, nesta segunda-feira (02/8), em 20 pontos distribuídos em toda a cidade, nos horários que variam das 9h às 17h e 9h às 19h. Maiores informações, consultar o “Filômetro”, no link bit.ly/filometrovacina, que orienta em tempo real os locais de vacinação disponíveis.
Texto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM