A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, foi agraciada na manhã desta quinta-feira (29/02) com a “Medalha de Ouro Cidade de Manaus”, a maior honraria conferida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). A homenagem – de propositura do vereador João Carlos (Republicanos) – foi formalizada durante cerimônia no Plenário da CMM, no bairro Santo Antônio, zona Oeste.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da CMM, Caio André, e contou com a presença, pelo Tribunal de Justiça, dos desembargadores João Simões, Graça Figueiredo, Flávio Pascarelli, Paulo Lima, Cláudio Roessing, Vânia Marques Marinho, Onilza Gerth, Mirza Telma e Cezar Luiz Bandiera; o ex-presidente do TJAM, desembargador aposentado Arnaldo Carpinteiro Péres; além de demais magistrados, autoridades e servidores do Poder Judiciário.
A “Medalha de Ouro Cidade de Manaus” foi instituída pela Resolução n.° 077 de 16/06/2010, Inciso II do art. 135 do Regimento Interno da CMM, e é outorgada a cidadãos que prestam relevantes serviços à cidade de Manaus e sua população por mais de 10 anos.
Em seu discurso, a desembargadora Nélia Caminha Jorge agradeceu pela homenagem e disse que a honraria simboliza o reconhecimento da sociedade, representada pelo Parlamento Municipal.
“Receber esta medalha é um privilégio. Em última análise, dada a representatividade dos senhores, detentores do presente mandato eletivo, é o povo de Manaus quem me concede esta honraria. Por isso, para mim, que sou amazonense, nascida em Manaus, ter o reconhecimento de nossa sociedade muito me dignifica”, disse a presidente da Corte.
A desembargadora ressaltou o suporte dos colegas de trabalho, desembargadores; juízes; servidores; colaboradores e demais profissionais que compartilham, com ela, a missão de promover a justiça e a equidade no Estado.
“Esta medalha é também um reflexo do trabalho conjunto e do compromisso coletivo com os valores mais nobres da magistratura e do serviço público. Com vocês, divido a honra desta homenagem”, agradeceu a magistrada.
Ao final, Nélia Caminha Jorge dedicou a medalha a todas as pessoas que se empenham na busca pela justiça e igualdade no País.
“Que este reconhecimento inspire cada um de nós a continuar lutando por um mundo mais justo, solidário, inclusivo e humano”, afirmou a presidente do TJAM.
Durante a cerimônia, o presidente da Casa, Caio André, leu uma mensagem enviada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, destacando a homenagem feita à presidente do TJAM.
Reconhecimento
O vereador João Carlos enalteceu a importância da homenagem feita à presidente da Corte e disse que a honraria faz justiça à magistrada em reconhecimento à sua dedicação.
“Nós enxergamos aqui na Casa Legislativa, na Câmara dos Vereadores, a grande relevância de uma mulher sendo presidente de um poder tão importante na nossa sociedade, e uma pessoa que durante toda a sua carreira sempre se dedicou ao próximo, levando a Justiça, a Justiça Social, com sua garra e determinação, aos rincões do nosso Estado. Não há nada mais justo do que reconhecer todo seu esforço, sua dedicação de maneira brilhante. A propositura foi minha, mas o reconhecimento é de todos os vereadores desta Casa. Ela tem uma brilhante história nesse Estado”, disse o vereador João Carlos.