O Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST), realiza, nos próximos dias 19 e 20 de junho, em Brasília, o Fórum Internacional Justiça e Inovação (Fiji). O objetivo é discutir a relação entre o Direito e as novas tecnologias, as implicações e os desafios dessa interação e as perspectivas para a sua evolução.
O fórum será aberto ao público em geral. As inscrições estão abertas (até a lotação dos espaços) e haverá certificado para a participação presencial. Além dos painéis, haverá espaço para oficinas. O evento também contará com estandes em que o STF, o CNJ, o TST e outros órgãos do Poder Judiciário apresentarão as soluções de inovação adotadas em cada órgão e que ficarão abertos à visitação durante todo o fórum.
Os dois dias de evento serão divididos em palestras e oficinas com a participação de ministros de tribunais superiores e regionais, além de acadêmicos de instituições nacionais e internacionais. Confira aqui a programação completa.
A presidente do STF e do CNJ, Rosa Weber, fará a abertura do fórum, no dia 19/6, abordando o tema “Inovação como vetor de promoção dos direitos humanos fundamentais”. A ministra Cármen Lúcia e os ministros Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Luís Roberto Barroso também participam dos debates.
Lançamentos
O Fórum Internacional Justiça e Inovação ocorrerá no Tribunal Superior do Trabalho e será aberto ao público em geral. Ao final do primeiro dia de trabalhos, será lançada a edição temática da Revista Eletrônica do CNJ. No encerramento, dia 20/6, haverá a entrega do Prêmio Fiji e o lançamento do concurso de nomes para modelos de Inteligência Artificial (IA).