Produzido pela TV Justiça, o documentário retrata a rotina de médicos, enfermeiros e técnicos durante a pandemia.
Ministra Maria Cristina Peduzzi
27/04/21 – O documentário “Saúde Mental na Linha de Frente”, produzido pela TV Justiça, estreou esta semana e retrata a rotina do trabalho de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem durante a pandemia da covid-19. A produção demonstra o estresse, a sobrecarga de trabalho e as condições que os profissionais têm enfrentado para cumprir longas jornadas na tentativa de salvar a vida de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, convidada a participar do programa, destacou a importância de um olhar atento aos profissionais de saúde neste momento. “Reconhecer os profissionais da saúde, bem como aqueles que atuam na área científica, na pesquisa e na produção de vacinas, é dever de todos nós como cidadãos”, enfatiza.
Segundo ela, além do investimento na formação, também é fundamental o reconhecimento por meio do cumprimento das obrigações trabalhistas, como não atrasar os salários, coibir práticas de assédio moral e oferecer, de forma adequada, os equipamentos de proteção individual e coletiva. “O cumprimento desses deveres trabalhistas é outra forma de demonstrar a valorização desses profissionais”, afirma.
O documentário traz, também, depoimentos de profissionais que estão atuando diariamente na linha de frente do combate ao coronavírus. Eles relatam o cansaço e a falta de perspectiva em relação ao fim da pandemia.
A produção, que está disponível no canal oficial da TV Justiça no YouTube, será transmitida nesta quarta-feira (28), às 20h, na quinta-feira (29), às 13h30, na sexta-feira (30), às 22h30, e no sábado (1º), às 22h.