O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Comissão de Gestão da Memória, realiza nesta quarta-feira (26/04) a solenidade de entrega do “Prêmio Memória TJAM” e do “Prêmio Eduardo Ribeiro”. O evento acontecerá às 11h, no Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas (CEMECJAM, antigo Palácio da Justiça), localizado na Av. Eduardo Ribeiro, n.º 901 – Centro.
Instituídas pela Portaria n.º 2.384/2021, as duas premiações objetivam o fomento e o reconhecimento à utilização e divulgação de trabalhos acadêmicos, científicos e culturais realizados a partir dos acervos arquivístico, bibliográfico, museológico e da história e memória do TJAM.
A solenidade desta quarta-feira, que terá a presença da presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge e de várias autoridades, premiará os vencedores da edição 2021, a primeira dos dois certames. No total, 20 personalidades serão agraciadas – entre pesquisadores/publicadores de artigos, dissertações, livros e conteúdos técnicos que contemplam a proposta das duas premiações -, seis delas com o “Prêmio Eduardo Ribeiro” e 14 com o “Prêmio Memória TJAM”.
Na edição 2021, o prêmio “Eduardo Ribeiro” de Mérito Acadêmico, Científico e Cultural foi concedido a autores de trabalhos de relevância sobre o tema da “Presença negra no Amazonas”, realizados a partir dos acervos ou relacionados à história e memória do Tribunal.
O “Memória TJAM” de Mérito Acadêmico, Científico e Cultural, por sua vez, premiou autores de trabalhos de relevância com temática livre, também a partir dos acervos ou relacionados à história e memória do TJAM, com data definida pelas comissões.
Na solenidade de premiação, a professora doutora Patrícia Melo, coordenadora nacional da área de História da Capes/MEC, falará em nome de todos os homenageados com o “Prêmio Eduardo Ribeiro”. A desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, falará em nome dos agraciados com o “Prêmio Memória TJAM”. A professora Etelvina Garcia também fará um pronunciamento.
O encerramento da solenidade terá o pronunciamento da presidente da Comissão de Gestão da Memória do TJAM, desembargadora Carla Reis.
Galerias
Pouco antes da solenidade de premiação, às 10h30, o TJAM promoverá a aposição das fotografias dos ex-presidentes do Tribunal – desembargadores Yedo Simões de Oliveira, Domingos Jorge Chalub Pereira e Flávio Humberto Pascarelli Lopes – na “Galeria de Presidentes” do Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas e, também, a aposição da fotografia do ex-corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro na “Galeria dos Corregedores”.