As metas nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos Tribunais com o aprimoramento do seu desempenho nos próximos anos.
Perspectiva da fachada espelhada do edifício-sede do TST.
13/8/2021 – Com o objetivo de tornar o processo de formulação das metas nacionais do Poder Judiciário para 2022 mais participativo, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) disponibilizou uma pesquisa para captar a opinião de cidadãos, partes em processos, advogados e integrantes do Ministério Público. O formulário eletrônico pode ser preenchido até 13 de agosto.
Metas nacionais
As metas nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos Tribunais com o aprimoramento do seu desempenho nos próximos anos. A intenção é oferecer à sociedade um trabalho jurisdicional mais ágil, efetivo e de qualidade.
Elas foram criadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2009 e, desde então, diversos desafios entraram em pauta, como o aumento da produtividade judicial, a adoção de soluções alternativas para os conflitos, a busca pela razoável duração dos litígios judiciais e a celeridade processual.
TST
Em 2020, o TST aplicou a quarta pesquisa de metas nacionais. A partir dos resultados dessa iniciativa, foram priorizadas algumas ações, com foco no aumento da produtividade e na facilitação das rotinas diretamente relacionadas à atividade-fim. Entre elas está a criação e o aperfeiçoamento de ferramentas como os sistemas Bem-Te-Vi, Tramitação Eletrônica de Petições (E-PET) e Pesquisa de Jurisprudência, além do módulo Triagem Virtual, do assistente de minutas e do aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe – JT).
(JS/CF)