quarta-feira, maio 28, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Amazonas

Vendas no comércio no período da Páscoa devem aumentar em 3% em relação ao ano passado

por Redação
26 de fevereiro de 2024
no Amazonas, Brasil, Destaque Linha, Economia, Economia Destaque
0
Vendas no comércio no período da Páscoa devem aumentar em 3% em relação ao ano passado
0
Compartilhamentos
8
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Passada a folia do carnaval, o calendário de vendas do varejo nacional começa os preparativos para a Páscoa. Segundo pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) foram adquiridas 38 mil toneladas de chocolate para a produção de diversos produtos. O levantamento estima um crescimento nas vendas de 3% em relação ao ano passado e movimento de cerca de cinquenta e nove milhões e seiscentos mil no comércio de Manaus, com um ticket médio de aproximadamente R$ 152,00.

O levantamento revelou que 61,3% dos entrevistados pretendem realizar compras nesta época, sendo que os principais fatores que influenciam a compra são o gosto por chocolates (51%); costume de presentear (27%); tradição (19%); outros motivos (16%); considera um gesto importante (5%) e (4%) para retribuir um presente.

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, comenta a expectativa para a data.

PUBLICIDADE

“A Páscoa de 2024 promete ser excepcional. Com uma vasta variedade de ovos de Páscoa e outras opções disponíveis em supermercados e lojas, há algo especial para todos. Agora, contamos com o apoio da população para aderir a este momento, fazendo com que seja uma época de alegria e de compartilhar presentes, especialmente para as crianças, tornando a Páscoa de 2024 verdadeiramente memorável”, disse.

O que pretendem comprar?

De acordo com o levantamento, os itens mais desejados para a Páscoa são: ovos de chocolate com (54%); caixa de chocolate (54%); ovos caseiros (45%); barras de chocolate (43%); cestas personalizadas (16%); colamba pascal (14%) e outros (5%).

Quem pretendem presentear?

A pesquisa revelou que durante o período festivo, os entrevistados têm a intenção de presentear diferentes pessoas. Os filhos foram a primeira escolha, com (48%) dos entrevistados pretendendo presenteá-los; seguido pelos pais e mães, com (38%). O cônjuge foi escolhido por (29%) dos entrevistados, enquanto (23%) pretendem presentear irmãos. (21%) pretendem presentear a si mesmos; (20%) namorado (a); enquanto sobrinho foram (18%); amigos (16%); netos, colegas, professor, afilhado, enteado (a) e outros (5%).

Locais onde preferem fazer as compras

Com relação ao local onde os entrevistados preferem fazer suas compras, os dados indicam que (34%) optam por supermercados; enquanto (23%) preferem ir ao shopping center. Uma parcela de (23%) prefere fazer compras em confeitarias; (7%) preferem o comércio de bairro; (5%) optam por fazer compras em lojas virtuais ou pela internet e (4%) comércio do Centro.

Fatores que influenciam na compra

A pesquisa também identificou os principais fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores entrevistados. Dos participantes, (79%) consideram que a qualidade do produto é um fator determinante. Além disso; (64%) afirmaram que promoções e descontos são decisivos; enquanto 43% procuram por locais de fácil acesso; (30%) prezam pelo atendimento; (29%) valorizam a diversidade de produtos oferecidos; (23%) optam por facilidade de pagamentos e frete grátis; enquanto (20%) prezam por comodidade e (2%) outros fatores.

Quanto pretendem gastar?

Ao serem questionados sobre o valor que pretendem gastar, os entrevistados apresentaram as seguintes respostas: (43%) pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 200; (39%) planejam gastar até R$ 100; (11%) estão indecisos e (7%) estimam gastar de R$ 201 a R$ 400;

Formas de pagamentos

Sobre a forma de pagamento, (59%) dos clientes optam pelo pagamento no pix; (23%) preferem cartão de débito e dinheiro, enquanto (20%) preferem o cartão de crédito parcelado. Já o cartão de crédito à vista é a escolha de apenas (16%) dos clientes, enquanto (4%) ainda não decidiram como irão realizar o pagamento.

Onde pretendem comemorar a Páscoa

Os entrevistados foram questionados sobre seus planos para comemorar a Páscoa, e a maioria expressou que passará a data em casa – um total de (68%). Outros (13%) disseram que celebraram com seus parentes, enquanto (9%) optaram pela casa dos pais. Apenas (2%) têm planos de viajar, enquanto outros (2%) e (6%) ainda não se decidiram.

Metodologia

O levantamento foi conduzido por meio de uma combinação de Google Forms, aplicativos de mensagens e entrevistas pessoais durante o período de 9 a 20 de fevereiro. O universo da pesquisa envolveu 2.285 questionários aplicados a homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na zona urbana de Manaus.

Assuntos: AmazonasEconomia
Redação

Redação

Próxima notícia
Parlamento estadual celebra os 92 anos do reconhecimento do voto feminino no Brasil

Parlamento estadual celebra os 92 anos do reconhecimento do voto feminino no Brasil

Recommended

Professores do Alto Solimões lançam livro sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula

Professores do Alto Solimões lançam livro sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula

4 anos ago
Circuito de palestras ‘História da Arte’ será realizado de 20 a 24/5

Circuito de palestras ‘História da Arte’ será realizado de 20 a 24/5

6 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia