Dados foram apurados pela Pesquisa de Satisfação do TST de 2020.
Imagem de avaliação de serviço
6/4/2021 – A Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou este mês os resultados da Pesquisa de Satisfação de 2020, respondida por 8.137 pessoas, entre advogados, partes de processos e representantes do Ministério Público.
A pesquisa foi dividida em cinco temas: atendimento prestado pelos servidores e/ou colaboradores do TST, instalações físicas, prestação jurisdicional, serviços on-line e comunicação.
Nível de satisfação
A pesquisa apontou que o índice de satisfação dos clientes em 2020 ficou em 70,3%. O dado é apurado a partir da soma de todas as notas atribuídas pelos participantes aos requisitos do questionário, dividido pelo número de participantes do levantamento.
Instalações físicas
Pelo segundo ano consecutivo, o item que apresentou o maior grau de satisfação entre os participantes da pesquisa foram as instalações físicas do Tribunal: 78,3%. A maioria do público externo está satisfeita com a limpeza dos ambientes, com a facilidade de localização (placas de sinalização) e com a segurança interna.
Em relação ao grau de satisfação com a estrutura que o Tribunal oferece aos deficientes físicos, visuais e auditivos, o índice ficou em 65%, ou seja, dois em cada três respondentes do questionário se mostraram satisfeitos com a acessibilidade oferecida pelo TST.
Atendimento
Para 72,8% das pessoas que responderam à pesquisa em 2020, o atendimento oferecido pelo TST é rápido, cordial e atencioso.
Atividade-fim
A prestação jurisdicional foi bem avaliada por 60,7% dos participantes. Para 41%, o tempo de tramitação dos processos é razoável. Em 2018, o percentual era de 30%.
A maior parte dos participantes também está satisfeita com os avisos sobre os horários (67%) e as pautas das sessões (68%).
Serviços on-line
Nesse item da avaliação, houve resposta positiva de 70,4% dos que participaram da pesquisa. Para 78%, o sistema TST Push funciona de forma adequada.
A Pesquisa de Jurisprudência foi considerada satisfatória para 72%, e 55% consideram fácil realizar pedidos de preferência na sustentação oral em julgamentos, o maior valor já registrado nos últimos cinco anos.
Comunicação
Cerca de 68,3% dos entrevistados estão satisfeitos com as ferramentas de comunicação oferecidas. Para 59%, é fácil encontrar informações no Portal do TST.
Pandemia
Por causa da pandemia da covid-19, um tema extra foi incluído na pesquisa no ano passado: a atuação do TST em situação de home office, em razão da pandemia.
Para 61%, as audiências virtuais que o Tribunal realizou ao longo do ano passado foram eficientes. Resultado semelhante (63%) foi obtido com relação às sessões telepresenciais.
Perfil
Das pessoas que responderam ao questionário, 61% são homens entre 38 e 42 anos. A grande maioria (91,5%) é de advogados que utilizam com frequência os serviços do TST.
A Região Sudeste foi a que teve maior número de participantes (53%) – 28,1% de São Paulo, 12,2% de Minas Gerais e 11,3% do Rio de Janeiro. A Região Norte teve a menor presença, com apenas 0,1% dos estados do Acre e de Roraima.
O questionário da Pesquisa de Satisfação 2020 foi disponibilizado para os participantes responderem entre os meses de outubro e novembro do ano passado.
(JS/RT)