O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o 9.º Distrito Naval devem firmar um acordo de cooperação técnica com o objetivo de somar esforços para levar serviços à população do interior do Amazonas.
Pela cooperação técnica, o Judiciário Estadual tem a perspectiva de levar as ações de seu Núcleo de Justiça Itinerante para população ribeirinha com a agenda de atendimento deste Núcleo associando-se à agenda de atendimentos fluviais que são realizados rotineiramente pelo 9.º Distrito Naval.
As tratativas iniciais para o projeto de parceria foram discutidas pela presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e pelo comandante do 9.º Distrito Naval, almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, durante visita institucional da presidente da Corte realizada nesta semana à Estação Rio Negro, em Manaus.
Na visita institucional, sendo recepcionada pelo almirante Lobo, a presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge, esteve acompanhada do juiz- auxiliar da presidência do TJAM, Igor Campagnolli; pela chefe de gabinete da presidência do TJAM, Katiuscia Mota, e pela chefe da Assistência Militar do TJAM, Major Flávia Cristina Silveira.
Durante a visita institucional, o comandante do 9.º Distrito Naval realizou uma explanação acerca da atuação da instituição no Amazonas, com ênfase nos resultados das últimas operações de patrulha e inspeção naval da região, cuja malha hidroviária registra aproximadamente 22 mil quilômetros, demonstrando também, na ocasião, os indicadores do trabalho assistencial – sobretudo na área médica – realizado pela Marinha na Amazônia.
O Comando do 9.º Distrito Naval tem como principais atividades a execução de Operações Ribeirinhas, utilizando-se de meios navais, aeronaves e fuzileiros navais. Também realiza trabalho assistencial por meio das atividades de assistência hospitalar (ASSHOP) e Cívicos Sociais (Aciso) com seus navios-patrulha, de assistência hospitalar e embarcações das capitanias fluviais.