As comissões de Defesa do Consumidor (CDC) e dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), participam ativamente do 57º Festival Folclórico de Parintins.
No “Turistódromo”, localizado ao lado da Catedral Nossa Senhora do Carmo, a Assembleia Legislativa do Amazonas, em parceria com o Governo do Amazonas, disponibilizou stands para ações de conscientização relativas aos serviços ofertados pelas comissões e pela Procuradoria.
“A Assembleia Legislativa do Amazonas é a Casa das leis e da responsabilidade social. E é com esse intuito que se faz presente no maior evento cultural do nosso Estado. Temos comissões e a Procuradoria da Mulher, que desenvolvem trabalhos consolidados, e que em Parintins prestam um importante serviço. Parabenizo os deputados Mário César Filho, João Luiz e à deputada Alessandra Campelo pela liderança e pelos trabalhos realizados. Com certeza são iniciativas que contribuem com o Festival e, acima de tudo, para melhoria de vida da população”, declarou o presidente da Assembleia, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil).
Procuradoria da Mulher
Pela Procuradoria da Mulher, assim como no ano passado, está sendo realizada a campanha contra a importunação sexual “Deixa de enxerimento – importunação sexual é crime e dá cadeia” e “Não é não”, em que esclarece às mulheres o conceito e tipificação de importunação sexual, que tornou crime a prática de ato libidinoso em busca da satisfação de desejo sexual sem a permissão da mulher, com pena de 1 a 5 anos de prisão.
Nos materiais distribuídos à população estão sendo divulgados os canais de denúncia, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, assim como as leis que estão em vigor sobre o tema.
“Muitas mulheres estão tendo a oportunidade de conhecer sobre tipos de violência contra a mulher, coisas que elas nem sabiam que eram crime e que somente aqui puderam reconhecer. Temos recebido também muitos casais que se interessam em conhecer mais sobre o tema. Tem sido bem importante esse serviço aqui”, afirmou uma colaboradora da Procuradoria da Mulher, em Parintins.
A Procuradoria Especial da Mulher, assim como a Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa da Aleam, são presididas pela deputada Alessandra Campelo (Podemos).
Canais de denúncias:
Central de Atendimento à Mulher: 180
Polícia Militar: 190
Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas: (92) 3183-4353 ou (92) 99400-0093