A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM) se reuniu nesta quarta-feira (21/02) com Coordenadoria Psicossocial Judiciária do TJAM para dar continuidade ao planejamento do curso de pós-graduação lato sensu em Atenção Psicossocial e Direitos Humanos e as propostas avaliativas que permitam supervisão de aspectos relacionados à prática profissional.
O encontro foi realizado de maneira online, por meio da plataforma Google Meet com a presença da coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Ejud, Munique Therense; com a diretora da Coordenadoria Psicossocial Judiciária, Tecla Auip Caddah que representou a desembargadora Vânia Marques Marinho; e a servidora Maysa Mancilha. Também participaram as coordenadoras do curso, as professoras doutoras Cláudia Natividade e Renata Ghisleni.
“A especialização objetiva fornecer uma perspectiva crítica, ética e reflexiva para compreensão e manejo das situações complexas que emergem no cotidiano das práticas no sistema de justiça; por meio de aportes teóricos, metodológicos e técnicos busca subsidiar a construção de soluções inovadores interdisciplinares e ações que levem em conta as qualidades locais do estado do Amazonas, promovendo o fortalecimento de eixos fundamentais para a atuação no contexto jurídico e sócio jurídico”, explicou Renata Ghislene.
Além da construção da matriz curricular da especialização e as propostas avaliativas que permitam supervisão de aspectos relacionados à prática profissional foram discutidos também temas de interesse da equipe psicossocial tais como: atualização no sistema de avaliação de relacionamento parental (SARP), escutas às vítimas de violência, instrumentalidades como perícia social e psicológica além das políticas judiciárias de cuidado com populações vulneráveis.
“As tratativas para contratação do curso estão bem avançadas e nossa expectativa é realizar a seleção até o final do primeiro semestre deste ano. O edital encontra-se em elaboração e a previsão para início das aulas é agosto de 2024. A Ejud está motivada em oferecer não só uma proposta de especialização direcionada às servidoras e aos servidores da equipe psicossocial, mas também em contemplar as equipes localizadas na capital e no interior. Entendemos que essa formação vai ampliar o acesso à Justiça e qualificar a prestação jurisdicional”, destacou Munique.
#PraTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra em detalhe a tela de um computador conectado a videoconferência na plataforma Google Meet onde aconteceu a reunião. No destaque na fileira de cima da esquerda para direita estão Munique Therense, Renata Ghisleni e Cláudia Natividade. Na fileira de baixo, Tecla Caddah e Maysa Mancilha.