O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em solenidade realizada nesta semana em sua Sede, em Brasília, reconheceu uma das iniciativas empreendidas pela magistrada titular da 42ª Zona Eleitoral, Juíza Jacinta Santos, como uma “Boa Prática” e merecedora do “Selo Destaque Cidadania: Atendimento, Inclusão e Diversidade”, concedido pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral.
A honraria, em reconhecimento à atuação da magistrada que desenvolveu o projeto “Comunicação via Rádio com as Aldeias do Vale do Javari nas Línguas Nativas de cada Povo Indígena”, foi outorgada à magistrada do Amazonas, pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Ministro Benedito Gonçalves.
Além da Juíza Jacinta Santos, representaram o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) na solenidade, a vice-presidente e corregedora da Corte Eleitoral do Amazonas, desembargadora Carla Maria dos Santos Reis e o Juiz Auxiliar da Corregedoria, Igor Caminha Jorge.
O projeto amazonense, destacado pelo TSE foi implementado no ano de 2022. Na ocasião, por conta da dificuldade de comunicação imposta pelo fato da maioria dos indígenas do vale do Javari não dominarem a língua portuguesa, a Juíza Eleitoral Jacinta Santos, convocou, dentre os indígenas residentes na Sede do município de Atalaia do Norte, intérpretes que, recebendo as informações da magistrada, as repassaram, via rádio, aos caciques das aldeias, que as retransmitiram ao eleitores de cada aldeia.