Representantes da Comissão de Acessibilidade e Inclusão; da Divisão de Serviço Social e Acessibilidade; da Assessoria de Cerimonial; da Assessoria de Comunicação e da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) reuniram-se, na última quinta-feira (14/9), com representantes da Biblioteca Braille do Amazonas para estabelecer uma parceria e empreender esforços para a realização do “II Encontro de Acessibilidade e Inclusão do TJAM”. A reunião foi realizada na Sede da Biblioteca, no bloco C do Centro de Convenções (Sambódromo), localizado na Av. Pedro Teixeira, n.° 2565, no bairro de Flores.
Durante as tratativas, foi definido que, para o “II Encontro de Acessibilidade e Inclusão do TJAM”, a Biblioteca Braille do Amazonas disponibilizará: o serviço de audiodescrição; rádios transmissores, para que deficientes visuais possam acompanhar (por meio da audiodescrição) o conteúdo transmitido no evento; além da banda de música da referida Biblioteca.
“Esse primeiro contato com o Tribunal de Justiça do Amazonas é muito importante para propagar a acessibilidade e, creio, é apenas o primeiro passo para estabelecermos novas parcerias. A Biblioteca de Braille do Amazonas, administrada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, estará sempre de portas abertas para o estabelecimento de parcerias em prol da inclusão”, afirmou o gerente da Biblioteca de Braille do Amazonas, Gilson Mauro Pereira.
“É uma grande satisfação fazer parte da organização desse encontro. Realizamos o primeiro no ano passado e, neste ano, queremos agregar cada vez mais para que todos tenham as mesmas oportunidades, com equidade”, comentou Monike Antony, responsável pela Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM.
II Encontro de Acessibilidade e Inclusão do TJAM
A Comissão de Acessibilidade e Inclusão e a Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do Tribunal de Justiça do Amazonas promoverão no próximo dia 21 de setembro, “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, o “II Encontro de Acessibilidade e Inclusão do TJAM”. O evento, que tem o apoio da Escola Judicial (Ejud) e da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) abordará o tema: “O protagonismo social da pessoa com deficiência”.
O evento acontecerá de maneira presencial, das 9h às 12h, no auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Neto, no 2.º andar do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à Sede do TJAM, no Aleixo. A primeira edição do encontro foi realizada também no mês de setembro, no ano de 2022.